Última alteração: 28-02-2019
Resumo
A língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, tornando-se, de certo modo, imprescindível. Aprender esta língua configura-se como uma necessidade, seja para formação intelectual, para a socialização ou para o mercado de trabalho. Considerando que o campus Caxias do Sul localiza-se em um bairro de vulnerabilidade social, a oferta de um curso totalmente gratuito aos moradores possibilita a oportunidade do aprimoramento de sua formação e amplia seus horizontes. O “Move On! Inglês na Comunidade” é um curso que se encontra na terceira edição, configurando-se como uma experiência consolidada e bem sucedida, visto que atende uma demanda recorrente da comunidade e, além disso, oportuniza às discente do IFRS a experienciação docente. Este trabalho visa relatar o aprimoramento da oferta do curso gratuito de inglês “Move On!”, bem como a consolidação dessa ação junto à comunidade. Nesta edição, o curso é ofertado em três módulos (básico, intermediários I e II) e as aulas, que ocorrem em horários diversos, são ministradas por discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e do curso superior em Licenciatura do IFRS campus Caxias do Sul. As ementas de cada módulo foram elaboradas pelas discentes em conjunto com a coordenadora do curso e a seleção dos materiais didáticos foi feita após pesquisa minuciosa, buscando materiais de qualidade e que fossem, também, gratuitos, tais como os disponibilizados pelo o E-Tec Idiomas, a qual é uma plataforma criada pelo IFSul e pelo IFRN. Outro importante aprimoramento foi a implementação do teste de nivelamento, o qual possibilitou distribuir os alunos nas turmas ofertadas, conforme o seu domínio de inglês. Ao final de cada módulo, os alunos são avaliados por meio de uma prova de certificação, sendo que os aprovados, que apresentarem frequência superior a 75%, poderão cursar o módulo seguinte. Os principais resultados obtidos por meio desse projeto foram uma ampliação do número de alunos, a possibilidade de diferentes horários e módulos, implementação do teste de nivelamento como ferramenta de organização das turmas e a definição do material didático a ser utilizado. Cabe ressaltar que a oferta do curso com este formato garantiu às discentes a oportunidade de ampliar e consolidar seu conhecimento da língua, além de desenvolver novas potencialidades na medida em que deixam de ser alunas para tornarem-se professoras/mediadoras, destacando-se seu caráter de indissociabilidade entre pesquisa (material didático), ensino (ministração de aulas) e extensão (atendimento à comunidade).