Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Projeto Praticar Matemática: aprender para ensinar, ensinar para aprender.
Cassiana Mallet Cerquaira Garcia, Josias Neubert Savóis

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O projeto Praticar Matemática: aprender para ensinar, ensinar para aprender visa oportunizar espaços para que os discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Osório possam se preparar para a prática docente através de estudos complementares sobre determinados conteúdos ensinados na educação básica, produção de material didático e uso de tecnologias para o ensino de matemática. Através de pesquisas e testagem de metodologias de ensino aplicáveis ao ensino de matemática, os discentes envolvidos na ação têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos na área, eliminar dificuldades referente à falta de domínio de conteúdos e aplicar os conhecimentos adquiridos, através de atividades de prática docente, em escolas do município ou da região que apresentarem interesse em receber os futuros professores, disseminando assim o conhecimento e material produzido para alunos e professores. Ao longo deste projeto serão elaborados materiais didáticos e estratégias de ensino com o intuito de produzir um aperfeiçoamento profissional dos futuros docentes. Uma das atividades desenvolvida neste projeto foi aplicada com êxito em duas turmas de 2° ano do Técnico Integrado em Informática do IFRS campus Osório onde foram construídas circunferências trigonométricas utilizando régua e compasso, e depois, com o auxílio do software dinâmico GeoGebra, visualizando de maneira mais dinâmica e lúdica as mesmas propriedades observadas na atividade anterior, fixando e aprofundando os conhecimentos sobre o conteúdo. Estas atividades produzidas com o auxílio do software GeoGebra, que são consideradas facilitadores da aprendizagem, serão utilizadas para o ensino de matemática em outras ações que serão desenvolvidas através de oficinas em parceria com escolas municipais e estaduais da região. No momento, estão sendo produzidos tutoriais detalhados destes softwares a fim de facilitar a manipulação e incentivar o uso dos mesmos por professores e estudantes. Neste sentido, a utilização de recursos didáticos e recursos digitais permitirá aos alunos e professores realizarem seus estudos, pesquisas e aplicações de forma mais eficaz e dinâmica. Além disso, será de grande valia, a ampliação e amplificação dos conhecimentos que serão acumulados, por parte dos envolvidos no projeto, fazendo com que estes tenham total domínio para transmitir os conteúdos explorados, motivando as duas partes envolvidas no evento. E ao fim deste projeto, ainda em andamento, será possível fazer uma análise diagnóstica de como o uso se softwares educacionais na área da Matemática têm impactos positivos no cotidiano escolar, bem como mensurar o impacto das pesquisas e produção de materiais didáticos.


Palavras-chave


Docência; Aprender; Matemática; GeoGebra.

Texto completo: PDF