Última alteração: 28-02-2019
Resumo
Tendo como base dados que apontam a deficiência no aprendizado de matemática no ensino fundamental, decidiu-se por desenvolver o projeto de extensão denominado IFRS: Tecendo ações educativas na região do Alto Uruguai, que consiste no complemento do ensino de matemática para estudantes da nona série do ensino fundamental, utilizando jogos de tabuleiro, aliados a conceitos matemáticos elementares. A atividade é realizada no Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali em Erechim/RS e conta com a participação de 55 estudantes das turmas 99A e 99B. O objetivo do trabalho é complementar o ensino da matemática propondo aos estudantes uma conexão entre os assuntos abordados em sala de aula e conceitos matemáticos presentes nos jogos, com enfoque a questões e conteúdos abordados na Prova Brasil. Assim, foram escolhidos alguns jogos, em especial Batalha Naval, em virtude de ser trabalhado o conteúdo de coordenadas cartesianas. A metodologia utilizada é interacionista, em que além da mediação do bolsista ocorre a troca de conhecimento entre os estudantes. Destaca-se que o desenvolvimento das atividades ocorre no mesmo turno de aula, em dias previamente marcados e em momentos diferentes entre as duas turmas. Assim, para o desenvolvimento da ação inicialmente apresenta-se através de slides o histórico, as regras, fundamentação do jogo e a relação com a matemática. Posteriormente, ao terminar a atividade proposta realiza-se uma revisão do tema abordado através de questões do jogo, as quais envolvem a matemática da sala de aula, com resolução de exercícios. Procurando avaliar as ações desenvolvidas até o momento, aplicou-se questionários aos estudantes, os resultados, em específico ao jogo Batalha Naval, mostrou que 95% dos estudantes consideraram a atividade ótima ou boa. De forma imediata já foi verificado resultado quanto ao conteúdo de coordenadas cartesianas, o qual as turmas começaram a ter regularmente, que após a atividade Batalha Naval, tornou-se mais fácil a abordagem do tema pelos estudantes tendo em vista que já carregavam um conhecimento básico fazendo uma conexão ao jogo. Portanto, considerando os objetivos propostos pelo projeto e também ao fato do mesmo ainda estar em andamento, os resultados obtidos são muito bons, estes já verificados na aplicabilidade dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Haja vista os resultados o projeto será exposto na jornada de ensino, pesquisa e extensão (JEPEX) campus Erechim. O projeto se faz necessário, pois trabalha a aprendizagem da matemática envolvendo o lúdico tornando mais fácil sua compreensão.