Última alteração: 28-02-2019
Resumo
Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, além de avaliar o desempenho do ensino médio no Brasil, também serve como forma de ingresso em diversas faculdades e universidades, podendo compor o argumento de concorrência. O ENEM é composto por quatro grandes áreas que abrangem conhecimentos sobre: as ciências da natureza; matemática; linguagens e códigos; ciências humanas; e habilidades de escrita em redações. A partir de uma análise percebeu-se que a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é considerada pelos estudantes uma das mais difíceis, sendo geralmente a que compõe a menor nota para os participantes do ENEM. Com o aumento na concorrência por vagas em instituições de ensino superior, é importante que os estudantes estejam aptos a enfrentar esse desafio. Dessa forma, o projeto “Entender para explicar: a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM em foco” foi desenvolvido em 2016, estando em sua terceira edição. Seu objetivo é apresentar e discutir o exame, e através de reflexões e análises críticas de sua constituição, evidenciar a importância da leitura reflexiva. Inicialmente foi realizada uma busca das provas mais recentes e seus gabaritos, a fim de analisar as competências e habilidades presentes em cada questão a partir das matrizes de referência do próprio exame, além de investigar quais os conteúdos mais recorrentes. As informações obtidas foram organizadas em planilhas para posterior embasamento dos professores envolvidos. O projeto ocorre na forma de oficinas ofertadas por professores de biologia, física e química a estudantes do último ano do Ensino Médio Integrado e de escolas Públicas Estaduais do Litoral Norte Gaúcho. O curso iniciou no mês de agosto de 2018 e seguirá até o final de outubro. No encerramento do projeto será aplicado um simulado aos estudantes para apurar seu o desempenho e verificar se as oficinas obtiveram êxito. A partir do projeto, foi possível criar uma base de estudos para o exame, bem como apurar a recorrência de temas abordados no ENEM. Foram realizadas oito oficinas até o momento, com 22 participantes inscritos. Esperamos que a partir deste projeto os estudantes tenham uma melhor performance nesta área do conhecimento, com um alto índice de aprovação na avaliação. Caso o efeito desejado seja alcançado, será possível comprovar que além do estudo conteudista que muitas pessoas fazem ao longo do ano como preparação, um olhar mais holístico, crítico e analítico também contribui para um bom desempenho na prova.