Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Leitura, informação, acessibilidade e literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: encontro com escritores do Arte da Palavra
Natália Moraga, Magali Lippert da Silva Almeida, Lizandra Brasil Estabel

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O Projeto Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia é uma ação de Extensão que promove aos alunos do Curso, docentes e comunidade interna e externa ao IFRS o acesso à leitura, o acesso, uso e produção da informação e a acessibilidade para todos. O IFRS – Campus Porto Alegre possui um espaço denominado CERLIJ (Centro de Referência em Literatura Infantil, Juvenil, Sul-Rio-Grandense e Braille), formado por um acervo que foi doado inicialmente pela FABICO/UFRGS de aproximadamente 3.000 títulos infantis e juvenis, em Português, Inglês e Espanhol. Desde 2017 este acervo foi enriquecido com obras atualizadas e recém editadas de Literatura Sul-Rio-Grandense e acervo em Braille doado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Este Centro está sob a responsabilidade do Curso Técnico em Biblioteconomia e seu espaço e acervo, servem de exercício de prática profissional para os alunos como biblioteca laboratório, com ênfase na Contação de Histórias e na promoção da leitura inclusiva. O acervo em Espanhol tem sido utilizado por outros cursos do Campus que possuem a língua hispânica em sua matriz curricular. São objetivos do Projeto: disseminar informações do CERLIJ para alunos, professores, técnicos, bibliotecários, pesquisadores e a comunidade em geral; realizar ações de promoção cultural extensivas à comunidade; promover ações de Leitura Inclusiva e estabelecer parcerias com outras Instituições. Dentre as ações do Projeto, pode-se destacar a realização de dois encontros com escritores neste ano, através de parceria estabelecida com o SESC/RS-Arte da Palavra, com o total de 150 participantes. Esta atividade de grande relevância realizada no IFRS - Campus Porto Alegre possibilitou aos alunos do Curso e a comunidade externa o contato com escritores de diferentes gêneros literários e com autores de outros Estados do Brasil, como Bruna Beber de São Paulo, Cidinha da Silva e André Sant’anna de Minas Gerais e Nicolas Beher com sua poesia sobre Brasília. Esta ação promove a valorização das obras brasileiras e as novas formas de produção e possibilita a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural de qualquer nação. Desta forma o Projeto complementa a formação de Técnicos em Biblioteconomia, através da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, para que sejam mediadores da leitura e da informação.

Palavras-chave


Literatura; Leitura Inclusiva; Biblioteconomia; Cultura.

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