Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Criação e implementação do laboratório de educação matemática no campus Restinga
Filipe Frazzon Arend, Amanda Anacleto Amaro, Vitória Helena Ruperte Gonzalez, Diana Vega Marona

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O projeto de extensão criação e implementação do laboratório de educação matemática no campus Restinga nasce em meio ao processo de aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem da matemática, área fundamental para a formação de um indivíduo e em que, atualmente, grande parte da população brasileira apresenta déficit de conhecimento. O projeto busca, durante o ano letivo de 2018, efetivar o laboratório, tornando o espaço destinado a este fim acessível aos estudantes da instituição e à comunidade externa. O LEM, descrito por especialistas na área como um espaço essencial nesse curso evolutivo, almeja ser um ambiente onde os utilizadores dispõem de instrumentos fundamentais para o estudo da matemática e contam com uma equipe de bolsistas focada em seu auxílio e na solução de suas dúvidas. Hoje, entre os materiais disponibilizados pelo laboratório como métodos de auxílio aos visitantes, incluem-se jogos, livros, computadores de mesa com conexão à internet e softwares matemáticos instalados, materiais básicos de uso comum, cartazes informativos, materiais manipulativos, além de uma infraestrutura completa. Ademais, muitos desses materiais são criados pela própria equipe do laboratório de acordo com a necessidade sentida por professores e monitores, por meio da reciclagem de instrumentos antigos. Afora do meio físico, encontra-se em desenvolvimento o LEM on-line, um website de uso livre criado com o propósito de estimular o estudo da matemática de uma forma lúdica e simples, ofertando ferramentas como calculadoras matemáticas, bancos de questões, portal de notícias e desafios para os usuários. O LEM, além disso, tem ofertado duas oficinas mensais ministradas por professores do campus, voltadas tanto ao público interno quanto ao externo, que abrangem diferentes tópicos da matemática. Progressivamente, o público-alvo do laboratório passa a conhecer melhor seus objetivos e os benefícios de seu uso, apropriando-se do espaço e usufruindo dos instrumentos oferecidos para a aprendizagem da matemática. Contudo, para o LEM se consolidar como o espaço da matemática na Restinga, ainda há muito que se fazer. A divulgação do espaço necessita de maior atenção, e por isso os canais de divulgação disponíveis serão utilizados de forma mais ampla. Através de formulários on-line, dados a respeito da utilização do espaço estão sendo coletados para auxiliar em melhorias no laboratório. Espera-se que o número de visitantes cresça no último trimestre deste ano, paralelamente ao conhecimento dos estudantes sobre o LEM. Mediante os diversos recursos disponibilizados pelo laboratório, as falhas do ensino/aprendizagem de matemática devem ser corrigidas.


Palavras-chave


Matemática; Educação; Laboratório.

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