Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Espaços de ciências: Integrando práticas de ensino, pesquisa e extensão do campus Caxias do Sul
Maira Gazzi Manfro, Giseli Menegat, Alexandra de Souza Fonseca

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Fundação Lemann mais de 12 milhões de estudantes utilizam a internet como plataforma de estudo. Esse número tão elevado se dá devido a facilidade de acesso a internet, pois muitos lugares públicos como museus, escolas e bibliotecas oferecem computadores que podem ser utilizados de forma gratuita pela população. Além disso, é possível acessar os conteúdos online até mesmo pelo celular ao se locomover com os ônibus resultando em uma forma rápida de expandir conhecimentos. Assuntos relacionados às disciplinas escolares são de grande interesse e possuem uma alta procura por parte dos estudantes, principalmente alunos de escolas públicas que muitas vezes não têm acesso a livros didáticos atuais e específicos de uma área e buscam por informações complementares na internet na hora de estudar. Visando ampliar o acesso à informação e apresentar conteúdos de forma lúdica e interativa, criou-se um site focado na matéria escolar de química visto que, de acordo com o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa), esta é considerada como de difícil aprendizagem. Inicialmente, conceituou-se no site as diferentes áreas da química como analítica, orgânica e inorgânica, por exemplo. Para que um mesmo conteúdo pudesse abranger estudantes com diferentes características e níveis de aprendizagem elaborou-se diversos materiais didáticos, entre eles: slides teóricos e com resoluções de exercícios; roteiros e vídeos de experimentos químicos com explicações e com materiais alternativos que podem ser realizados em casa ou na escola; indicações de livros e jogos online, bem como aplicativos para celulares e tablets; notícias atuais do mundo relacionadas a química como um todo. Os materiais elaborados foram divulgados na plataforma Facebook, ocasionando um aumento no número de visitas no site e proporcionando uma interação entre alunos de diferentes escolas através dos comentários e questionamentos via inbox. Os alunos se sentiram mais valorizados quando  seus trabalhos e fotos de aulas práticas foram publicados, recebendo um espaço especial no site. Este projeto permitiu que alunos de diferentes faixas etárias e de diferentes classes sociais possuíssem a mesma oportunidade de acesso ao conhecimento. Muitos professores utilizaram esse site como uma forma de conteúdo extra para as suas aulas e como um material de apoio para os estudantes. Além de auxiliar na aprendizagem, os exercícios servem como um preparo para vestibulares e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pois são baseados em provas passadas e possuem as respostas de forma explicativa.

Palavras-chave


Site de química; Material didático; Aprendizagem.

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