Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Oficina de maquetes lúdicas: construções eficientes visando conforto ambiental e sustentabilidade
Igor Van Lau de Azeredo, Christiano Toralles

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


Relacionar educação ambiental com construção civil, na etapa de formação escolar, não é uma abordagem comum nas escolas. Esta ação extensionista tem, portanto, o objetivo relacionar de forma didático-recreativa questões teóricas e práticas, direcionadas à sustentabilidade e ao conforto ambiental das edificações, no ambiente escolar. Assim, desde 2017 são realizadas oficinas com estudantes da comunidade interna e externa. O método de transmissão dos conceitos se dá a partir da modelagem do projeto de edificações com maquetes de blocos montáveis (similar ao Lego). A oficina inicia com uma breve apresentação teórica com conceitos e exemplos de estratégias sustentáveis para edificações, para que os alunos tenham um melhor entendimento da proposta; após é feita a divisão de grupos (como incentivo ao trabalho em equipe) e a montagem das maquetes (com blocos montáveis, também papéis cartona, camurça, celofane, microondulado, tesoura, fita adesiva, gravetos e algodão para a representação da arborização, etc.). São criadas maquetes em escala com propostas de iluminação natural, arborização, ventilação, reaproveitamento de água etc. Após montagem, o resultado pode ser observado no Heliodon, aparelho que simula o movimento aparente do Sol e a interferência solar nas edificações. O resultado obtido pelas oficinas tem sido satisfatório e foi visto que tudo que foi ensinado na apresentação inicial foi posto em prática pelos alunos. Até o presente momento, entre 2017 e 2018, foram realizadas sete oficinas, tendo como público-alvo estudantes do campus Rio Grande do IFRS, a comunidade senegalesa residente na cidade. Também crianças e adolescentes da rede escolar pública municipal, entendidos como multiplicadores de boas ações. Além de aspectos de criatividade, inventividade e plasticidade, é incentivado neles o pensamento crítico quanto à responsabilidade socioambiental, a função social e o impacto no entorno, potencializando melhores hábitos e a busca por alternativas práticas que ajudem a preservar o meio ambiente em prol de um futuro melhor para todos.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Conforto ambiental; Educação ambiental; Maquetes; Blocos montáveis.

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