Última alteração: 28-02-2019
Resumo
O propósito deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem focado na educação financeira de estudantes de ensino médio e superior de instituições de ensino públicas e privadas. A justificativa para este projeto identifica a educação financeira como essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a formação integral do ser humano. É preciso formar técnicos e tecnólogos nos Institutos Federais e demais instituições de ensino que apresentem condições de lidar com decisões financeiras nas vidas pessoais e profissionais. A presença de conceitos financeiros desde a vida escolar é fundamental para a correta leitura da realidade, para o planejamento de vida de técnicos e tecnólogos, bem como para a realização individual e coletiva a nível pessoal e profissional. A utilização da calculadora financeira para profissionais na área de gestão torna-se fundamental a cada geração, sendo necessária em diversos casos para o sucesso em sua colocação no mercado de trabalho. A Educação Profissional é compreendida como um tema transversal que dialoga com as diversas disciplinas dos cursos dos eixos de gestão e negócios e, ao se desenvolver também nos demais cursos, permite ao estudante entender que o equilíbrio financeiro é o motor para o sucesso profissional. Este ambiente virtual de aprendizagem será desenvolvido no ambiente Moodle com o objetivo de ser um piloto para a construção de uma plataforma de cursos a distância elencando a formação em educação financeira como eixo necessário para cursos em gestão e negócios. A oficina a distância a ser elaborada neste projeto será a de Matemática Financeira através da calculadora financeira HP-12C. Serão abordados assuntos básicos como capitalização de juros, cálculo de porcentagens em operações financeiras comerciais, a compreensão de sistemas de financiamentos vigentes no país e análise de investimentos de baixo poder aquisitivo. Numa primeira etapa será realizada a instalação e elaboração do ambiente virtual de aprendizagem a partir da plataforma Moodle. Na sequência, a oficina presencial de Matemática Financeira através da calculadora HP-12C será adaptada ao ambiente virtual e, numa terceira etapa, o curso de extensão será disponibilizado para o público discente de instituições de ensino públicas e privadas de nível médio e superior. O desenvolvimento da plataforma no ambiente Moodle encontra-se em fase final, onde destaca-se a elaboração concretizada da oficina, desenvolvida de forma concomitante à disciplina de Matemática Financeira do curso de tecnologia de processos gerenciais do IFRS, campus Viamão.