Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Projeto ação e inclusão.
Vera Regina Pereira Froz, Gisele Fraga do Nascimento

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O projeto Ação e Inclusão é uma ação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRS, Campus Restinga, que consiste em verificar, avaliar adaptar e desenvolver recursos físicos, digitais e pedagógicos, necessários para os educandos, minimizando suas dificuldades no desenvolvimento cognitivo e motor, envolvendo a comunidade interna e externa. Qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. A tecnologia assistiva abrange diversas áreas: desde recursos pedagógicos adaptados a recursos de acessibilidade ao computador e recursos para atividade da vida diária como adaptações de jogos e brincadeiras, além de equipamentos de auxílio a pessoas com deficiência visual e auditiva. Por este motivo adaptamos, confeccionamos e produzimos materiais para minimizar as dificuldades deste público. Procuramos promover a cultura das diferenças na educação para a convivência na diversidade; adaptar materiais didáticos e pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas, inclusos nos cursos regulares ou nos cursos de capacitação promovidos pelo IFRS, realizamos oficinas de libras para a comunidade externa. Auxiliar os professores e servidores na construção de materiais para suas aulas,  Divulgar para a comunidade interna e externa algumas atitudes pertinentes. Pesquisar assuntos relacionados à acessibilidade: tecnologias assistivas, softwares educativos, entre outros. Também auxiliar as escolas públicas e especiais do bairro. Primeiramente identificamos as necessidades dos alunos que precisam de materiais adaptados, após iniciamos a pesquisa para encontrar ou/e desenvolver recursos apropriados para cada necessidade, confeccionamos ou adquirimos o material, realizamos os testes com o aluno para observarmos se é aquele que ele necessita, confirmando a eficácia do recurso o material é entregue para o aluno. Até o momento, pode-se afirmar que o projeto está respondendo positivamente, auxiliando no ensino dos aluno facilitando a compreensão e consequentemente o aprendizado. Com este trabalho podemos entender o quanto a tecnologia assistiva é importante para este público, o quanto podem ser importante na educação delas, o mínimo que se pode fazer pode ser máximo que elas precisem para aprender.


Palavras-chave


Inclusão; Tecnologia Assistiva; Educação.

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