Portal de Eventos do IFRS, 6º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Atividades de Equoterapia para os Municípios de Sertão e Microrregião
Winetton Carlos Girotto, Everton de Sá Manfron, Marcos Antonio Oliveira

Última alteração: 28-02-2019

Resumo


O Programa de extensão, Atividades de Equoterapia para a inclusão social no IFRS Campus Sertão, vem proporcionando a utilização de um método terapêutico educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Educação, Saúde, Equitação, buscando o desenvolvimento Biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades específicas. No Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, do IFRS Campus Sertão, nossa função como bolsista, é contribuir com os demais projetos de equoterapia, auxiliando nas atividades gerais, com ênfase no bem-estar-animal, e no apoio às equipes, proporcionando segurança e comodidade ao praticante. Dentro deste programa, procuramos oportunizar esse método equoterápico, estimulando o praticante a realizar atividades com cavalos, de forma física ou pedagógica, e assim promovendo ao praticante o seu desenvolvimento biopsicossocial. Durante as sessões, aprendemos e percebemos que dentro da equoterapia, as ações mais importantes são os resultados que o cavalo transmite, através de uma série de movimentos sequenciais e simultâneos ao praticante. Dentre estes, estão a melhoria da autoestima e autoconfiança, a sensação generalizada de bem-estar, as condições para desenvolver afetividade, o desenvolvimento biopsicomotor, a aquisição de autonomia e a estimulação da linguagem. No desenvolvimento da seção é possível perceber que o praticante, apresenta um alto grau de satisfação e contentamento, por estar em contato com o cavalo. Metodologicamente, o projeto é coordenado por um professor, e desenvolvido em conjunto por bolsistas e voluntários, de modo que, todos realizem as atividades, zelando pelo trabalho em equipe, desenvolvendo assim um trabalho de comunidade para a comunidade. As equipes as quais realizamos os atendimentos são compostas por profissionais capacitados para cada particularidade dos praticantes. Dessa forma, é desenvolvido um trabalho de extrema responsabilidade de cada profissional, garantindo assim um desempenho simultâneo a cada seção. Como resultado parcial do projeto, observa-se que o desenvolvimento do praticante a cada seção, e a sua evolução, vem trazendo resultados significativos, estimulando a cada dia uma evolução no processo Equoterapêutico. Portanto, ao desenvolver uma atividade na equoterapia, nós como bolsistas e colaboradores, podemos dizer que é de extrema importância o vínculo que criamos. Ainda, temos uma grande possiblidade de agregar conhecimentos, e assim, contribuir para o melhoramento no desenvolvimento do praticante. Conclui-se, que o projeto de Equoterapia, está auxiliando os profissionais da área de saúde com uma proposta pedagógica diferente do trabalho tradicional desenvolvido. Ser bolsista do projeto é ver a vida de uma forma diferente.

Palavras-chave


Equoterapia; Inclusão social; Desenvolvimento.

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