Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto de Monitoria Acadêmica em Didática - Fortalecendo Aprendizagens
Cassandra Taís Martinelli

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O projeto de Ensino intitulado: Monitoria Acadêmica em Didática surgiu da necessidade em auxiliar os estudantes dos três cursos de Licenciatura do IFRS - Campus Sertão, sanando as dúvidas e dificuldades referentes ao conteúdo teórico estudado em aula, exercitando através de metodologias diferenciadas, os procedimentos de ensino e aprendizagem apreendidos no componente curricular da Didática. O projeto tem como objetivos: preparar o estudante/bolsista monitor para a docência; oportunizar aos estudantes, futuros professores, estudar em outro espaço de diálogo e escuta; auxiliar na fase do Estágio de Docência, com sugestões de materiais e atividades práticas que possam ser utilizadas no planejamento diário; possibilitar a reflexão do trabalho pedagógico viabilizando a autonomia, a criatividade e a mobilização para o conhecimento. O Laboratório de Ensino foi o espaço escolhido para os encontros e atendimentos individualizados, que acontecem em três dias da semana, nos turnos: matutino, vespertino e noturno. São recebidos no projeto duas categorias de estudantes: os que aparecem esporadicamente, buscando sugestões de atividades pedagógicas para utilizarem com as turmas durante o estágio da docência ou querendo esclarecimentos quanto a elaboração dos planos de aula;  e os estudantes atendidos regularmente, uma vez por semana, sendo estes, uma estudante indígena, uma quilombola e uma com deficiência intelectual leve de aprendizagem. Nestes casos, são utilizadas metodologias ativas para cada uma das situações de aprendizagem apresentadas, desde: portfólio, pôster, mapa conceitual, filmes, documentários, fichamento de livro, confecção de jogos pedagógicos, textos literários, histórias em quadrinhos, supervisão no planejamento dos planos de aula, método visual para fixação do conteúdo. O projeto configura-se em um processo mediador e dialógico, pois favorece a oportunidade de (re)formulação de conceitos, posturas e soluções diante da realidade que se apresenta no cotidiano do professor em sala de aula. Os resultados são observados através do desempenho acadêmico das estudantes que frequentam os encontros de monitoria, pois estão apresentando melhoras na compreensão do conteúdo estudado, na dedicação para com as atividades realizadas, na interação social e consequentemente nas notas. Observa-se também a contribuição do projeto para com a formação do bolsista monitor, pois além de possibilitar o contato com a docência, promove a cooperação com o professor e a experiência de executar diferentes técnicas e atividades de ensino fortalecendo aprendizagens.


Texto completo: PDF