Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Formação integral pela experimentação em química: oxidação de álcoois
Vitor Dias Furtado

Última alteração: 14-01-2019

Resumo



A aprendizagem de Química pode, por muitas vezes, ser considerada abstrata, e resultar na dificuldade de compreensão dos fenômenos estudados. Buscando diminuir este problema surgiu o projeto de ensino “Formação Integral pela Experimentação em Química”, que tem por um dos objetivos aumentar o interesse pela disciplina de Química através da introdução de prática laboratorial nas aulas, e se propõe ainda, avaliar o impacto destas atividades na aprendizagem de alunos dos cursos integrados do campus Rio Grande do IFRS. Um dos experimentos desenvolvidos a partir do projeto foi a oxidação de álcoois. Previamente ao experimento foram discutidos os fundamentos teóricos sobre as reações envolvidas. Em seguida, foram apresentados os reagentes, sendo eles os álcoois etanóico (primário), isopropílico (secundário) e terc-butílico (terciário); ácido sulfúrico concentrado e soluções saturadas de dicromato de potássio e permanganato de potássio, além das vidrarias (tubos de ensaio, béquer, pipeta e pipetador). Os tubos de ensaio foram etiquetados com os números de I a VI. Nos tubos de I a III, foram colocados 6 mL da solução de K2Cr2O7, e nos restantes, a solução de KMnO4 . A todos se adicionou lentamente 4 mL de H2SO4. Nesta parte verificou-se o aquecimento das soluções devido à reação entre o H2SO4 e a água, que é altamente exotérmica. As cores observadas nos tubos I, II e III foram um amarelo-alaranjado, e nos demais, roxo. O próximo passo foi a adição de 8 gotas dos álcoois aos tubos de ensaio: nos tubos I e IV, adicionou-se o etanol; nos tubos II e V, o isopropanol; nos tubos III e VI, o terc-butanol. Foi observada a mudança de cor nos tubos I, II, IV e V, sinalizando que álcoois primários e secundários sofrem oxidação, mas não em III e VI, indicando que um álcool terciário não sofre oxidação, como previsto pela teorização. Esta prática foi demonstrativa, uma vez que o manuseio do ácido sulfúrico concentrado exige bastante cuidado. Por fim, pediu-se que os alunos representassem as reações que ocorreram em cada tubo de ensaio, e pela facilidade em escrever corretamente as reações, concluímos que o experimento, ainda que demonstrativo, contribuiu para a compreensão do fenômeno químico oxidação de álcoois. Evidenciando que a inserção de práticas experimentais é de suma importância para o processo de aprendizagem no ensino médio e que, se efetuada de forma correta, pode trazer inúmeros benefícios para a formação integral dos alunos.

Palavras-chave


Reações orgânicas, experimentos, classificação dos álcoois

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