Última alteração: 14-01-2019
Resumo
A criação de abelhas é uma atividade praticada a muito tempo, e cada vez mais é explorada pelos seus amplos benefícios, seja no âmbito medicinal, alimentar, cosmético, terapêutico, econômico e ambiental. Pela facilidade de manejo e manutenção, e pelo baixo investimento inicial, mostra-se como uma forma alternativa de renda ao pequeno produtor. Todavia, muitas pessoas ainda consideram as abelhas insetos agressivos, difíceis de ser manejados e de se trabalhar, daí a importância de desmistificar a apicultura. Em função disso, é interessante ampliar o conhecimento dos jovens e seu ponto de vista em relação a atividade, o que pode contribuir para a permanência destes no campo, diminuindo o êxodo rural. O projeto, desta forma, tem como objetivo principal esclarecer assuntos pertinentes na atividade e levar conhecimento teórico e prático para os estudantes do IFRS – Campus Sertão e demais envolvidos, desenvolvendo seu senso crítico no que diz respeito a sua relevância para o produtor e o meio ambiente. Para isso são realizadas atividades de monitoria e manutenção do apiário didático para realização de aulas práticas. Por conta do clima, chuvas e temperaturas amenas, as atividades referentes a manutenção foram concentradas na parte de equipamentos do setor, assim como as revisões básicas nas colmeias. Caixas iscas também serão confeccionadas para a captura de enxames, os quais ocorrem com mais frequência no período da primavera. A monitoria se caracteriza pelo auxílio e reforço de conhecimento dos discentes. Se faz importante pela troca de conhecimento que é realizada entre orientador, monitor e monitorados, tornando a construção do aprendizado mais eficaz. Esta atividade foi realizada por uma monitora, já que essa troca de ideias pode fazer com o que conteúdo trabalhado seja mais facilmente compreendido. Para a realização da monitoria foram usados materiais didáticos variados, para tentar da melhor forma, desenvolver os assuntos e ajudar no entendimento pelos alunos. Nesse período, foi possível identificar que alguns estudantes foram tendo maior interesse pela apicultura, buscando sempre trazer referências e questões práticas para serem abordadas. Assim, é possível observar os pontos positivos que o projeto traz tanto para o orientador e monitor quanto para os monitorados, já que a troca de conhecimento é constante, indo além da sala de aula, também faz com que o instinto de curiosidade e a responsabilidade de ambas as partes se desenvolva cada dia mais.