Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Potencialidades e desafios no desenvolvimento de um projeto de ensino integrador
Joshua Souza da Rosa, Brenda Cruz Schimieski Saadi, Jefferson Rodrigues dos Santos

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


Desde sua criação, os institutos federais tem como prerrogativa desenvolver ensino básico e tecnológico de forma integrada. Trata-se de uma tarefa complexa, dado que o referencial de produção de conhecimento e identidade de docentes e estudantes baseia-se no histórico modelo disciplinar fragmentário. Para contribuir para o objetivo da integração, o Núcleo de Tecnologias Livres, grupo de pesquisa do IFRS Campus Rio Grande, desenvolve um projeto de ensino com proposta de integração interdisciplinar e intercursos, através do uso de tecnologias do tipo Open Source. Este trabalho avalia potencialidades e desafios no desenvolvimento dessas ações. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa do tipo análise de conteúdo, cuja potencialidade reside no caráter aberto do estudo. Experiências individuais dos sujeitos envolvidos emergem em categorias de análise. A metodologia se desenvolve através da aplicação de questionários semi estruturados, com a posterior unitarização em orações e aglutinação de acordo com a similitude, momento em que se percebe a emergência de unidades de conteúdo. Descrição e interpretação são as etapas finais, num processo de reinterpretação das mensagens que extrapola a leitura comum e individual. Estudantes de três cursos do IFRS Campus Rio Grande se manifestaram livremente sobre suas experiências no projeto do qual participaram de forma integrada. Como resultados da análise de conteúdo surgiram categorias que revelam questões potencializadores de projetos, como  o conhecimento prévio do grupo, baseado em vivências anteriores ao ingresso no IFRS, fator que favorece a integração, quando esses estudantes encontram-se separados em cursos diferentes. Expectativas positivas sobre o projeto aparece como outra categoria, evidenciando o poder motivador de projetos de ensino através do desafio e curiosidade. Interação entre os cursos, na qual se observa que projetos podem contribuir para minimizar discursos de estranhamento e concorrência negativa existentes no campus. Entre os obstáculos para projetos e ações integradoras, foi possível observar a emergência de categorias como dificuldades para se encontrar, resultado do cotidiano atribulado por uma carga horária sobrecarregada dos estudantes. A falta de engajamento por parte de alguns estudantes, como um desafio ao modelo convencional de formação de grupos baseado nas escolhas por afinidade prévia. Também se observou a existência de imagens negativas prévias definidas entre os estudantes do grupo como dificuldade. Através dessa pesquisa, pôde-se observar que os relacionamentos interpessoais, o engajamento cognitivo/afetivo e o modelo institucional de carga horária e distribuição disciplinar são elementos que precisam ser avaliados para o alcance do objetivo de uma educação verdadeiramente integrada.



Palavras-chave


Ensino integrado; Avaliação de projetos; Pesquisa qualitativa

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