Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Conversando sobre Livros: a utilização da informática no incentivo à leitura
Bianca Aparecida Greine de Moraes, Eduarda Costa de Brito, Carla Odete Balestro Silva

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


Atualmente, se observa a grande utilização das redes sociais e o senso comum nos mostra como o número de leitores tem decaído, mas, apesar desses aplicativos possuírem seus aspectos negativos, eles têm se tornado um espaço para a troca de experiência, opiniões, resenhas, indicações, etc., entre leitores de todas as faixas etárias. Blogueiros, Booktubers e Bookstagrammers têm servido como colocutores de  modo que atinjam possíveis leitores. Associando a informática ao gosto pela literatura, este projeto de ensino tem o objetivo de utilizar a potencialidade, o apelo e o alcance que as redes sociais possuem para incentivar o hábito da leitura. O objetivo específico procura analisar a utilização das redes sociais na propagação e incentivo do hábito de ler; identificar e analisar os grandes influenciadores localizados na área de leitura na internet brasileira; construir e manter perfis em redes sociais que se voltam para o estímulo da leitura; desenvolver um blog de divulgação do projeto e agregador das demais mídias; programar conteúdo para as redes sociais e manter o blog e os perfis com assuntos relevantes aos objetivos do projeto. A partir da colaboração de dois bolsistas e diversos voluntários, alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas, metodologicamente, o projeto funciona da seguinte maneira: após a verificação das redes sociais e sua relação com o incentivo à leitura, foram identificados os influenciadores digitais e seus canais de comunicação, assim mapeando as características que estes veículos possuem e construindo avaliações sobre os mesmos. Na sequência, foram avaliadas as mídias sociais que mais se enquadram com o objetivo do projeto e construído um blog que agregue as demais mídias e concentre as resenhas e indicações realizadas pelos colaboradores. Por colaboradores, entendem-se os alunos bolsistas, alunos voluntários e demais parceiros que queiram contribuir. Na sequência, está sendo realizado um planejamento das mídias digitais utilizadas, como: periodicidade, conteúdo, público alvo, parcerias, etc. Tendo essa estrutura formada, as mídias são alimentadas de acordo com o planejamento. Por fim, o projeto está sendo divulgado à comunidade interna e externa, bem como, se aliando a outros projetos de leitura existentes no Câmpus Canoas. Cabe destacar que observar e desfrutar da potencialidade das redes sociais nos mais diversos campos da vida social e profissional possibilita aos nossos alunos utilizarem estas mídias de forma mais criativa, crítica e responsável adicionando novos conhecimentos à formação dos estudantes.


Palavras-chave


blog literário, informática, incentivo à leitura.

Texto completo: PDF