Tamanho da fonte:
Projeto LEMA ampliando ações: a influência do laboratório de educação matemática na formação docente
Última alteração: 14-01-2019
Resumo
Com início em 2016, o projeto de ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática, desenvolvido no IFRS - Campus Canoas, formou-se com a intenção de atender demandas do curso de Licenciatura em Matemática, criando e disponibilizando um espaço para construção de conhecimento através da experimentação, produção e divulgação de ferramentas e técnicas metodológicas para o ensino e aprendizagem de matemática. Inicialmente, foram desenvolvidas atividades voltadas à organização do espaço cedido ao laboratório e catalogação dos materiais para empréstimo para, então, focar no atendimento à comunidade acadêmica. Considerando o laboratório como ambiente mais adequado para a construção do conhecimento, as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) tornam-se valiosos instrumentos para instigar investigações matemáticas que levem ao aprendizado, de modo que o projeto ampliou suas ações, promovendo a produção de propostas e materiais didáticos com a utilização das NTICs, focando-se em pesquisas de softwares com potencial para promover o ensino e aprendizagem de matemática. Dessa forma, o laboratório tornou-se mais do que um espaço para estudar ou para retirar materiais: um centro de referência para o aluno do curso de Licenciatura em Matemática do campus, de modo que foi buscado ao longo do ano de 2018 compreender e buscar entender melhor o que faz o laboratório crescer bem como o que pode ser feito para torná-lo ainda melhor. Como base para os resultados, podemos destacar as constantes consultas e empréstimos de materiais do acervo e o grande acesso ao espaço para desenvolvimento de diversas atividades como planejamento de aulas e outros trabalhos acadêmicos, monitorias, grupos de estudos, reuniões com professores de outras redes de ensino, oficinas, minicursos, orientação de estudantes, entre outras atividades ligadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Este projeto tem dado suporte a diversas ações que contribuem com o aperfeiçoamento do saber e do fazer docente de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática bem como ampliando ações a fim de proporcionar uma formação mais completa aos discentes e docentes do campus, então é necessário compreender e buscar evoluir para, dessa forma, manter a qualidade do nosso trabalho.
Palavras-chave
Laboratório de Educação Matemática, NTICs, Ensino e aprendizagem.
Texto completo:
PDF