Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Contribuições para alunos do 9º ano através do projeto Retomando Saberes Matemáticos do Ensino Fundamental
Liziane Woithe, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 14-01-2019

Resumo


O presente projeto contribui com alunos do 9° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari que almejam obter êxito no processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do IFRS – Câmpus Sertão e também aos que têm dificuldades na disciplina de Matemática. Há vários anos muitos alunos desta escola ingressam no Ensino Técnico do IFRS - Campus Sertão, mas outros tantos que almejam não obtêm êxito no processo seletivo. Entre os que conseguem ingressar muitos apresentam lacunas em conceitos básicos do Ensino Fundamental. Diante disto, o projeto tem fundamental importância, tanto no propósito de auxiliar os alunos a desenvolver suas habilidades, quanto na divulgação dos cursos do IFRS - Campus Sertão.  O principal objetivo é contribuir com a formação e desenvolvimentos das habilidades matemáticas de alunos do 9º ano, retomando os conteúdos matemáticos básicos do Ensino Fundamental. Além disto, auxilia a compreensão de regras, percepção espacial, discriminação visual, a formação e fixação de conceitos, estimula a capacidade de cálculo mental, raciocínio lógico, concentração, para que obtenham sucesso em processos seletivo como o de cursos do IFRS – Campus Sertão. O projeto tem   atividades desenvolvidas semanalmente com os alunos, em turno inverso ao escolar nas dependências da Escola Emílio Tagliari, sendo duas horas semanais no turno da manhã e duas horas no turno da tarde, possibilitando que todos os alunos que desejarem tenham acesso ao projeto. O convite para os alunos participarem é feito pelas professoras da disciplina de Matemática, tanto para os que têm interesse em participar do processo seletivo dos cursos do Ensino Técnico Integrado do IFRS – Campus Sertão quanto para os que têm dificuldades na disciplina de Matemática. O trabalho é desenvolvido acerca de conteúdos básicos, mas se há necessidade por parte dos alunos são revisados conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula naquele momento. Também são propostas atividades como desafios matemáticos e cálculo mental. Como resultado parcial observa-se maior interesse dos alunos pela disciplina de Matemática, melhoria nas avaliações e também maior desejo por parte de alguns alunos a vir estudar no IFRS- Campus Sertão. É importante salientar que devido a troca de bolsista na metade do ano o andamento do projeto foi prejudicado e dificultou a melhor percepção de resultados parciais, no entanto, é nítida a satisfação tanto dos alunos que participam do projeto como da equipe escolar.



Palavras-chave


MATEMÁTICA; APRENDIZAGEM;REVISÃO; PROCESSO SELETIVO

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