Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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As ações de Monitoria Acadêmica no âmbito do Projeto de Ensino “Monitoria Acadêmica e Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade no IFRS - Campus ​Sertão”
Pamela Erica Stieven

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


O projeto “Monitoria Acadêmica e Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade”, foi planejado para atender a demanda advinda das necessidades educacionais específicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul - CampusSertão. O projeto tem como finalidade a reflexão e a criação de ações para atender às especificidades de um público diverso, que comporta estudantes quilombolas, indígenas, afrodescendentes, com deficiência e diferentes identidades de gênero. Esse contexto é particularmente desafiador aos docentes, que se deparam com situações que demandamum conhecimento específico a respeito da identidade do educando, para que o direito à educação, de fato, concretizado. Sendo assim, com vistas a garantir a permanência e oêxito dos estudantes de grupos sociais subalternos, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiro e indígena (NEABI), de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), em conjunto, idealizaram um projeto com dois tipos de ação: a monitoria acadêmica voltada para os públicos dos núcleos e os eventos de sensibilização para a comunidade acadêmica. Objetivo geral do projeto é preparar um espaço acolhedor para os estudantes com particularidades. O presente trabalho dedica-se à análise da monitoria acadêmica como uma das estratégias adotadas pelo projeto na busca de seus objetivos. Essa iniciativa consiste em uma conduta que tem como propósito auxiliar – por meio da ação de estudantes monitores - no processo de ensino e aprendizagem como instrumento de auxílio. O desenvolvimento das ações de monitoria acadêmica visa aprimorar o desempenho acadêmico de estudantes indígenas, negros, com atenção especial aos pertencentes a comunidades quilombolas, e pessoas com necessidades educacionais  e específicas. Além disso, com a utilização dessa ferramenta, busca-se instituir uma companhamento pedagógico para o mapeamento das dificuldades desses discentes no âmbito acadêmico e para a facilitação de sua adaptação à instituição. As ações de monitoria também possibilitam a sensibilização dos estudantes monitores, dentre eles discentes decursos de licenciatura, para a prática da docência. A metodologia funcionará da seguinte forma: as atividades de monitoria acadêmica serão executadas de maneira sistemática,respeitando um cronograma de encontros regulares, para atender estudantes que de mandem maior atenção. Além do auxílio para o entendimento dos conteúdos trabalhados emsala de aula, a monitoria pode atuar no apoio à organização da vida acadêmica dosestudantes.O presente trabalho não apresentará resultadosconsolidados, uma vez que o projeto se encontra em fase inicial de implementação.

Palavras-chave


ações afirmativas, educação, monitoria.

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