Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Desenvolvimento da competência discursiva: consequência do estudo dialógico da linguagem
Yasmim da Silva, Carolina de Pinho Ferreira, Gabrielle Duarte dos Santos, Gustavo Ianzer Moraes, Adriana Danielski Batista

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


O presente trabalho integra o projeto de ensino intitulado O Ensino de Língua Portuguesa sob uma perspectiva dialógica, o qual é desenvolvido no IFRS – Campus Rio Grande e oportuniza aos alunos a reflexão sobre língua portuguesa e literatura de forma mais efetiva, propiciando o desenvolvimento da capacidade discursiva dos discentes, tornando-os leitores e produtores de discurso mais proficientes. De acordo com a ótica dialógica, o ensino da linguagem não deve se embasar única e exclusivamente no estudo da gramática normativa, mas também no desenvolvimento da competência discursiva dos falantes de português como língua materna. Nessa concepção, o conhecimento isolado das regras gramaticais per si não garante a formação de leitores e escritores eficientes, portanto, os alunos precisam adquirir, além do conhecimento da norma culta, consciência de que a língua é móvel, plástica. Para tanto, são desenvolvidos encontros entre os bolsistas e a coordenadora do projeto, os quais configuram um espaço de discussão e de reflexão sobre o funcionamento discursivo da língua e sobre o papel da literatura no âmbito escolar e na vida de modo geral. Além disso, o projeto contempla também a promoção de oficinas de leitura e produção textual. Como resultados parciais, percebe-se o desenvolvimento das habilidades leitora e escrita dos componentes do projeto, uma vez que eles têm se aprofundado na teoria bakhtiniana, a qual norteia o projeto, lido e produzido distintos gêneros, incluindo os pertencentes ao campo acadêmico, como resumos e artigos científicos. Os alunos também têm divulgado o projeto de ensino por meio da apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos. Assim, o estudo aprofundado sobre o funcionamento real da linguagem, proporciona a formação de alunos mais competentes no que tange à leitura e à produção de discursos presentes nas mais diversas esferas da comunicação. Dessa forma, os discentes, ao desenvolverem a competência discursiva, assumem, gradativamente, o controle da aquisição dos saberes e da formação como cidadãos críticos e responsivos.


Palavras-chave


Língua; Literatura; Competência Discursiva; Dialogismo

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