Última alteração: 11-01-2019
Resumo
O presente trabalho apresenta um projeto de ensino que viabiliza a participação dos alunos do campus em competições de informática. Essas agregam conhecimento de uma maneira diferente da feita nas aulas. O espírito de competição agregado a um ambiente onde cada estudante pode aprender no seu ritmo de maneira fluida e trocando experiências com os colegas, constituindo um ambiente aprendizagem diferente e portanto auxiliar ao espaço da sala de aula. Desta maneira proporciona-se aos alunos envolvidos uma melhor desenvoltura no meio acadêmico.O projeto busca por competições de informática que o alunos do curso técnico integrado em Informática para a Internet possam participar. Por exemplo a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Após, são organizados e realizados encontros para auxiliar nos estudos visando a competição. Nesses, são explicadas as regras e resolvidos problemas semelhantes aos da competição. Cada encontro sempre conta com um integrante do projeto para auxiliar os alunos. Esses encontros acontecem em laboratório de informática em dois turnos (manhã e tarde), para uma melhor abrangência de alunos que estudam em diferentes turnos. As competições e os horários dos encontros são divulgados pelo projeto nas salas de aula e nas redes sociais.A participação na OBI é o foco principal do projeto. Essa é organizada pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e UNICAMP. A competição é individual e consiste no desenvolvimento um algoritmo para resolução de cada um dos problemas apresentados. A competição possui diferentes modalidades que abrangem todos os anos do ensino médio e o primeiro ano do superior sendo separada em três fases (local, estadual e nacional). O campus sediou e participou do evento em 2017 e 2018 tendo um aumento significativo do número participantes (passando de 8 para 34). Considerando a falta de competições semelhantes no segundo semestre, será realizada experimentalmente uma competição interna nos moldes da OBI neste período.Juntamente com as competições, os bolsistas desempenham um trabalho com a disciplina de lógica de programação (do referido curso técnico integrado) para auxiliar os alunos em eventuais dúvidas e dificuldades referentes as aulas, integrando sempre que possível as práticas para as competições com os conteúdos desenvolvidos na disciplina.O projeto também criou um minicurso sobre desenvolvimento de jogos para que no futuro se possa realizar uma competição sobre desenvolvimento de jogos. Com essas ações pretende-se melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas técnicas do curso e despertar o interesse dos mesmo pela área de computação.