Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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O “Jogo dos Códons”: uma ferramenta para o ensino de Genética
Átila Machado Costa, Joseana Souza da Silva, Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva, Juliana Schmitt de Nonohay

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


Os jogos didáticos são considerados uma alternativa interessante e atrativa para auxiliar na consolidação do conhecimento nos diferentes níveis de ensino. Com este propósito, o “Jogo dos Códons” foi criado como uma ferramenta para auxiliar no ensino de conceitos e processos relativos à área de Genética. O jogo é constituído por 1 tabuleiro, 4 peões, 1 dado de oito faces, 20 cartas com imagens de aminoácidos (carta-aminoácido), 30 cartas numeradas (carta-pergunta) e 8 fichas de cada um dos quatro ribonucleotídeos (A, C, G e U). O jogo tem como tema parte do processo de síntese de proteínas, visto que o aluno (ou grupo de alunos) deve sortear uma carta-aminoácido, colocar no seu peão e conseguir responder corretamente três perguntas para ganhar três fichas de nucleotídeos que compõem um dos códons que determina o aminoácido em uma proteína. Imagens de mitocôndria, cloroplasto, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, núcleo e membrana plasmática foram escolhidas para ilustrar o tabuleiro, além da imagem de um ribossomo (ponto final do jogo) e dos quatro ribonucleotídeos que compõem os códons. O “Jogo dos Códons” foi aplicado em três turmas de diferentes níveis de ensino: médio, técnico e graduação. Após o término, as perguntas do jogo foram entregues para cada aluno responder, na intenção do professor da turma exercitar os conteúdos abordados nas questões. A avaliação desta ferramenta de ensino foi bastante positiva. A arte gráfica despertou interesse e a dinâmica do jogo prendeu a atenção dos alunos, instigando a curiosidade pelas questões durante e após o jogo, quando os alunos receberam as listas de questões, de forma que o jogo tem atendido as expectativas e objetivos do projeto. Além da impressão em papel de alta qualidade, o dado e os quatro peões do jogo foram impressos na impressora 3D do laboratório POALAB, localizado no Campus Porto Alegre do IFRS, conectado à rede mundial de Fab Lab.


Palavras-chave


Ensino; Genética; Jogos didáticos.

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