Última alteração: 11-01-2019
Resumo
De acordo com Tierno (2003), o ato de estudar não está condicionado somente à aprovação formal, o entendimento de um assunto não terá sentido se servir somente para a aprovação em uma prova, assim como essa atitude não permite a relação do assunto estudado a tudo o que se aprende na vida. Isso só acontece se o estudante participar ativa e receptivamente, sendo o autor de sua própria aprendizagem e dominando técnicas de trabalho intelectual. Considerando, portanto, que a autoaprendizagem, em geral, não é desenvolvida nas etapas iniciais da escola, e, através de observações empíricas no IFRS- Campus Erechim, elaborou-se o projeto Autores da Aprendizagem: caminhos para um estudo eficiente. O projeto consiste no desenvolvimento e na oferta de oficinas de curta duração sobre métodos de estudo e motivação acadêmica. Nas oficinas, são trabalhados assuntos como: condições fundamentais de estudo, modos de funcionamento do cérebro; dicas e estratégias de memorização, importância da leitura e orientações para um planejamento supervisionado de estudo individualizado. Além disso, o projeto contempla a elaboração e a manutenção de um blog e de uma página em rede social, que dispõem de dicas e de informações relevantes relacionadas acerca do tema. A equipe embasa-se, especialmente, no livro Aprendendo a Aprender: Como ter sucesso em Matemática, Ciências e qualquer outra matéria, da professora e pesquisadora Barbara Oakley. O objetivo central é permitir aos alunos um conhecimento maior sobre motivação e formas de aprender, uma vez que eles podem ter os melhores professores, mas, se não quiserem, voluntariamente, deixar os limites da sua zona de conforto, de nada servirão os esforços no processo de ensino-aprendizagem. E, diante disso, sabe-se que começar não é uma tarefa fácil, exige disciplina e apoio externo. O projeto está sendo desenvolvido há seis meses e, durante este período, participaram 29 alunos de diferentes cursos do IFRS- Campus Erechim, os quais relataram que o assunto apresentado era pertinente à sua vivência acadêmica. Alguns resultados parciais foram apreendidos por meio de um questionário aplicado ao fim de cada oficina. Aproximadamente 95% dos estudantes que participaram das oficinas estão aplicando total ou parcialmente algumas das dicas apresentadas. Até o momento, pode-se concluir que essa atividade de suporte acadêmico é de fundamental importância para incentivar os discentes a refletirem sobre seus hábitos de estudo a fim de que a qualidade do ensino seja refletida em todos os semestres dos cursos e na vida pessoal e/ou profissional.