Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Integrando o teatro nas artes do ensino médio
Beatriz Bittencourt de Aguiar, Laisa Tresoldi da Silveira, Agnes Schmeling

Última alteração: 11-01-2019

Resumo


‘Oficinas de teatro’ é um projeto de ensino por complementar a área das artes do ensino médio e está vinculado ao programa ‘Música no IFRS - campus Osório’. Sua ideia surgiu a partir do interesse dos alunos por essa prática. Tem como objetivo oferecer por meio de dinâmicas, jogos e improvisações o desenvolvimento da expressão teatral, ampliar a crítica sobre o mercado teatral brasileiro, trabalhar na criação de espetáculos como prática dos fundamentos estudados e apresentando-os à comunidade interna e externa. O projeto também pretende servir como mecanismo de ação para abolir a hegemonia das artes visuais que normalmente é a única arte inserida nas escolas. As oficinas são disponibilizadas aos estudantes do ensino médio integrado do campus Osório (EMI), acontecem uma vez por semana na sala de música/artes ou auditório da instituição e contam com a participação efetiva de sete alunos. Contém duração de duas horas, além dos ensaios extras conforme a necessidade. São ministradas pelas duas bolsistas (PIBEN) que já possuem experiência no teatro na área de interpretação. As noções de base para o teatro são aplicadas nas aulas através de exercícios de raciocínio rápido, tanto individuais quanto em grupo, práticas do aperfeiçoamento específico de cada fundamento teatral e atividades para aumentar a empatia e a capacidade de articulação e desenvoltura em cena. Também tem como objeto de auxílio demonstrações de vídeos de musicais nacionais e internacionais que colaboram para o estudo dos princípios primários para a performance teatral. Com o prelúdio das oficinas, o projeto teve a oportunidade de criar uma esquete teatral para o festival mundo IFRS, conseguindo exibir ao público um resultado parcial do trabalho feito e, apresentou a mesma para o corpo estudantil no show de talentos, elaborado pelo grêmio estudantil, evento que ocorre anualmente no campus. Obtendo uma avaliação positiva vinda de profissionais locais experientes na área do teatro, foi decidido, por conta do potencial que a peça demonstrou ter, dar continuidade a esquete criada e enriquecê-la com cenas novas e aprofundamento das personagens e, consequentemente, da história. Desta forma, as oficinas de teatro proporcionam aos estudantes o contato com a expressão artística não ofertado curricularmente, mas previsto na lei 13.278/16. Além disso, a prática teatral efetiva em parte esta exigência, promove o desenvolvimento da criatividade, da proatividade, o trabalho em grupo, a expressividade, entre outras habilidades e leva o resultado alcançado a comunidade externa por meio de apresentações culturais.

Palavras-chave


Teatro; Lei 13.278/16; Expressão corporal; Artes

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