Última alteração: 11-01-2019
Resumo
O projeto Acompanhamento ao Ensino de Computação: Monitoria, Nivelamento e Atividades de Estímulo ao Discente visa um acompanhamento dos estudos para os alunos do curso Superior em Ciência da Computação do IFRS Câmpus Ibirubá. Na perspectiva do aluno monitorado, o projeto tem como principal objetivo atendê-lo no auxílio à resolução de problemas relacionados aos conteúdos de disciplinas que historicamente apresentam um alto índice de retenção, como Fundamento da Matemática e Algoritmos e Programação, disciplinas do primeiro semestre do curso de Ciência da Computação. Este auxílio visa estimular os alunos para aprimorarem seus conhecimentos, com isto, diminuir o número de evasão nos cursos tecnológicos. O projeto é composto atualmente por duas bolsistas, alunas do 3° ano do Curso Técnico em Informática Integrado, sendo que uma delas atua na área de matemática e a outra na área de algoritmos e programação. As bolsistas estão presentes no monitoramento em todas as aulas que envolvem a lógica. Nas aulas de programação são resolvidos exercícios após a explicação do professor, como laço de repetição, vetores, matrizes, etc. Nas aulas de matemática também são resolvidos exercícios após a explicação do conteúdo do professor. As bolsistas têm contribuído muito com os alunos com maiores dificuldades, pois conseguem atender as dúvidas individuais em paralelo com o professor, fazendo com que o tempo de atendimento em sala de aula seja mais otimizado e o aluno consiga resolver um maior número de exercícios durante a mesma aula. Além da monitoria, o projeto teve atuações em eventos do Câmpus, como, o 3° #VemProIf e o Projeto de Extensão Pré-If. Nos dois eventos, foram realizadas atividades na qual, despertaram interesse de alunos externos a partir da apresentação das suas experiências em Algoritmos e Programação. O projeto tem como atividades futuras a serem realizadas a composição de um formulário, no qual, os alunos irão avaliar os resultados da monitoria; participação de atividades como minicursos na semana acadêmica do curso Superior em Ciência da Computação e ações de divulgação do Processo Seletivo. Durante o projeto, percebeu-se que os alunos necessitavam da monitoria, pois produziu melhorias no aprendizado através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que permitiram a interação dos alunos com o corpo docente e discente da instituição.