Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Oficinas de Matemática Básica para o Ensino Médio/Técnico
Tamara Miranda Rustick, Emanuel Orlandi, Cristina Engelmann, Maicon Camargo Faés, Fernanda Zorzi

Última alteração: 10-01-2019

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo vivenciado em um projeto de ensino intitulado “Oficinas de Matemática Básica” tendo como público alvo os discentes dos cursos de nível Médio/Técnico do IFRS – Campus Bento Gonçalves. A proposta surgiu, inicialmente, da observação de alguns professores de Matemática do nível médio a respeito das dificuldades encontradas pelos estudantes, no que se refere a conteúdos da Matemática Básica, ensinados e supostamente aprendidos, no ensino fundamental, tais como operações com números inteiros e racionais, equações e inequações. O estudo está sendo desenvolvido por quatro bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET Matemática), e um bolsista específico do projeto, todos licenciandos em matemática. Deste modo, o objetivo do projeto é fazer com que os alunos inscritos na oficina aprendam esses conceitos de maneira não somente teórica, mas de forma diversificada, a partir da utilização de jogos, materiais concretos e resolução de problemas. O grupo organizou um processo de triagem para a identificação dos estudantes que apresentavam maiores dificuldades, que contou com a realização de uma avaliação com conteúdos abordados no ensino fundamental. Depois da seleção dos integrantes e de um diálogo com eles, estruturou-se um cronograma para as oficinas com os conteúdos a serem trabalhados e duas avaliações ao decorrer do projeto. As atividades estão sendo desenvolvidas por meio dos seguintes recursos metodológicos: aulas expositivas, resolução de problemas e jogos, pois para o grupo o uso dessas tendências da Educação Matemática torna o processo de aprendizagem dos conteúdos mais intuitivo e atrativo, e na maioria das vezes, mais compreensível, pois os alunos têm uma experiência prazerosa com o jogo, fazendo com que ao se depararem com determinado problema que envolva o conteúdo, lembrem da atividade trabalhada, e, consequentemente, do conteúdo em si. A experiência de planejar, organizar, aplicar as atividades, bem como, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem da matemática escolar, a partir da interação com os estudantes do Ensino Médio, está sendo uma oportunidade importante para a constituição da docência dos bolsistas envolvidos no projeto. O projeto prevê a escrita de um artigo científico acerca da problematização da importância da matemática básica para o desenvolvimento do conteúdo de matemática no nível médio, esse será um movimento importante que ainda faremos e, certamente, contribuirá para a docência em matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática; Prática da Docência; Tendências Matemáticas.

Texto completo: PDF