Última alteração: 10-01-2019
Resumo
É indiscutível: a computação é uma das áreas que atualmente está em constante evolução, trazendo novos métodos, caminhos e oportunidades para a sociedade como um todo. Em âmbito escolar, a proposta feita pelo professor Doutor Ricardo Luis dos Santos (coordenador do projeto RAP desde 2017) busca uma maior integração dos conteúdos relacionados à informática e à computação ao dia a dia dos alunos do Campus. O projeto visa incentivar os mesmos tanto a utilizarem seus conhecimentos de maneira a participar de eventos e competições de programação quanto para desenvolverem aplicações úteis à comunidade em geral, auxiliando na resolução de problemas internos e amenizando posteriores dificuldades computacionais (principalmente as de ordem comunicativa entre alunos e professores). Através de encontros semanais, os bolsistas dedicam grande parte de seu tempo ao estudo e ao desenvolvimento de tais aplicações. O trabalho da bolsa se divide em duas grandes frentes: o estudo de ferramentas como o Framework Django e o AndroidStudio para o desenvolvimento de aplicações, e o ensino da linguagem de programação Python aos alunos do 1º ano. Os bolsistas voluntários são responsáveis por auxiliar seus colegas do primeiro ano no aprendizado, enquanto os bolsistas remunerados se responsabilizam pelo desenvolvimento das aplicações e de outras tarefas necessárias no campus, como por exemplo na organização de eventos relacionados. Até o momento os integrantes da bolsa já estão em percurso de finalizar a primeira versão do IFAPP. A finalidade do aplicativo é justamente resolver uma das dificuldades mais significativas dentro do Campus: a comunicação entre professores e alunos. O aplicativo oferece uma variedade de informações e funcionalidades que os alunos e professores podem utilizar. Um delas é um calendário, que permite que os professores e outros servidores do campus adicionem provas, atividades e outros eventos através de um site (também em desenvolvimento por parte dos bolsistas), que serão automaticamente enviados aos celulares dos alunos. O aplicativo possui um sistema de notificação facilitando ainda mais o recebimento rápido e instantâneo de informações importantes vindas dos professores. Quanto ao ensino de Python, os bolsistas do primeiro ano realizam encontros semanais com outros alunos para o estudo da linguagem, e relatam que o interesse geral em Python aumentou desde o início das atividades, tanto que até mesmo eventos relacionados à programação acontecerão no Campus esse ano, como o IFCode e outras maratonas internas.