Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria em Desenho Auxiliado por Computador para os estudantes do curso Técnico em Mecânica Subsequente
Alisson Geovane Silva de Souza, Filipe Pereira de Mello, Bruno Conti Franco

Última alteração: 10-01-2019

Resumo


A monitoria pode ser definida como uma atividade de apoio pedagógico, que busca analisar as dificuldades presentes em sala de aula e propor medidas capazes de ameniza-las, sendo um dos principais instrumentos a ser usado para a melhoria do ensino. É de grande importância no meio acadêmico, e sua aplicação contribui para a melhora da compreensão de conteúdo. O objetivo deste trabalho é relatar a atividade de monitoria implementada na turma de Desenho Auxiliado por Computador do terceiro semestre do curso Técnico em Mecânica Subsequente do IFRS Campus Ibirubá. A oferta desta atividade é parte do projeto de ensino Prática em Projeto Assistido por Computador e ocorreu no laboratório de CAD (Computer Aided Design) da instituição. O software Autodesk Inventor 2016 foi usado para a modelagem de peças e montagem de conjuntos mecânicos. Por se tratar de um curso técnico, o público da monitoria era composto por indivíduos adultos. A atividade de monitoria foi desenvolvida por dois monitores, e como a grande maioria dos alunos trabalham durante o dia, a monitoria foi ofertada no período de 1 hora, das 18h00min às 19h00min. Durante este período os monitores, sob a orientação do professor, auxiliavam os alunos com a resolução dos exercícios propostos em aula, atendendo-os diretamente e os ajudando a sanar dúvidas e superar dificuldades. Ao longo da monitoria, foi observado, em alguns alunos, dificuldades para realizar operações básicas nos computadores e para a execução dos comandos de modelagem de peças e montagem de conjuntos. Por se tratar de um público adulto que desenvolvem funções operacionais no mercado de trabalho, alguns não possuem contato direto com esses equipamentos. A fim de conhecer mais os alunos foi aplicado um questionário. Com base nas respostas, foi possível determinar o nível de dificuldade de cada discente e justificar o número de presenças na monitoria. A atividade de monitoria é um meio de ajudar na compreensão e fixação dos conteúdos aprendidos, e com base no número de aprovações dos alunos que frequentaram a monitoria, pode-se analisar a eficiência desta atividade. A monitoria não só contribui para a melhora do rendimento do aluno, mas também para a evolução do desenvolvimento acadêmico e pedagógico do monitor.


Palavras-chave


Monitoria; Ensino. Desenho Assistido por Computador.

Texto completo: PDF