Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química
Gabriel Nunes Palma, Laísa Pereira, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 10-01-2019

Resumo


Gabriel Nunes Palma ([email protected]); Laisa Pereira([email protected]); Márcia Regina Siqueira Cardoso ([email protected])

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão. Sertão, RS

O projeto construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química, visa a construção de materiais de apoio às aulas de química do ensino médio, tendo por objetivo contribuir na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão através do desenvolvimento de competências e habilidades para atuar nos componentes curriculares de ciências da natureza na educação básica, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores e atitudes ao pleno exercício da cidadania, fortalecendo o vínculo do licenciado as atribuições do exercício da profissão. Através do projeto, o acadêmico se torna capaz de tomar decisões envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento científico. Através do projeto o acadêmico irá utilizar a sua vivência e dos discentes, analisando fatos do dia a dia para organizar e promover o ensino-aprendizagem, com isto o acadêmico poderá explorar diferentes recursos para a construção de meios didáticos para auxiliar e aumentar a compreensão dos conteúdos que envolvem as ciências da natureza. Além do mais, os cursos superiores do IFRS Campus Sertão possuem em sua maioria o componente curricular de química, sendo ela teórica ou experimental, onde encontram-se muitas dificuldades na compreensão dos discentes por parte do conhecimento e interligação do conteúdo com o meio em que vivem. O projeto proporciona através de recursos didáticos o entendimento e a compreensão por parte dos discentes a partir dos materiais e técnicas criadas no projeto, facilitando assim o conhecimento e a aprendizagem através da contextualização das técnicas desenvolvidas tornando mais prazeroso o conteúdo, independente do nível de ensino, sendo ele técnico ou superior, bem como na qualidade das aulas de química desenvolvidas nos diferentes cursos da instituição, através do acompanhamento de índices satisfatórias de aprovação e de maior interação dos discentes nas aulas de química através da utilização de novas técnicas e ambientes mais favoráveis ao ensino, como laboratórios e salas de aula preparadas para o ensino de química. Os materiais e técnicas desenvolvidas no projeto contribuirão para que os envolvidos compreendam e aprimorem os conteúdos de química, vindo promover uma maior satisfação e aproximação do discentes ao conteúdo.



Palavras-chave


Química;Ensino;Aprendizagem;Acadêmicos

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