Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Artistando quimicamente
Jaqueline Rucks, Rafael Colli, Sílvia Regina Grando, Viviane Diehl

Última alteração: 10-01-2019

Resumo


Este estudo surgiu da necessidade de promover a transdisciplinaridade entre Artes e Química que integram o currículo dos cursos de Ensino Médio, no IFRS - Campus Feliz, para estabelecer sentidos no contexto da produção teórico prática por meio dos processos artísticos e químicos, na contemporaneidade. Inicialmente, no contexto da Arte temos a possibilidade de explorar a educação estética, os pigmentos naturais que demandam processos químicos de extração, a técnica do Raku, que é um processo cerâmico onde acontece a oxiredução de metais, entre outros. Deste modo, para além de uma proposta tradicional os educandos podem vivenciar experiências e reflexões acerca dos conteúdos das disciplinas. O projeto tem por objetivo proporcionar aproximações das disciplinas, buscando as relações que se estabelecem nos conteúdos ministrados, por meio de estudos que contemplam a aplicação prática do conhecimento ampliando as contribuições para a formação dos estudantes. A metodologia se desenvolve nas realizações das pesquisas teóricas relacionadas à temática do projeto relativas aos métodos de extração dos pigmentos e oxirredução de metais envolvidos, definindo e selecionando os métodos a serem testados para verificar a adequação das experimentações relativas ao estudo. Nas primeiras ações realizaram-se os testes de extração e a aplicação prática dos pigmentos, na sequência acontecem as oficinas de proposição estético-pedagógica, com os alunos do ensino médio da instituição. Assim, promovemos aproximações dos alunos com o universo da Arte e da Química, para além do que já é compartilhado no cotidiano, como possibilidade para estabelecer outras relações que reinventem a participação de cada um. A educação como partilha de experiências e recriação de possibilidades e sentidos, pode oferecer com os educandos um modo de romper com a rotina escolar e permitir-se envolver com formas de expressão, por meio de proposições diferenciadas de ensino e aprendizagem, estabelecendo relações de interpretação e ressignificação do conhecimento no contexto do processo educativo.

Palavras-chave


Artes; Química; Transdisciplinaridade; Processos educativos.

Texto completo: PDF