Última alteração: 09-01-2019
Resumo
A educação pode ocorrer de duas formas: o modo formal de ensino, que ocorre em sala de aula e o modo não formal, que ocorre fora da sala de aula. Este último é o que caracteriza o projeto Clube de Ciências Biológicas. O ensino em Ciências e Biologia tem como premissa fundamental o processo de alfabetização científica, cujo objetivo é a formação de estudantes para que sejam cidadãos críticos e possam tomar decisões inteligentes frente às emergências planetárias em que vivemos. Preocupado com estas questões, aponta-se para uma série de reflexões acerca do papel do professor na sociedade moderna e a respeito dos saberes docentes e de suas relações com essa formação. Existem quatro diferentes tipos de saberes implicados nas atividades do professor: os da formação profissional, os disciplinares, os curriculares e os experienciais. Esse último resulta do exercício profissional de professor, sendo produzidos por meio da vivência de situações específicas de educador. Nessa concepção, busca-se por recursos didáticos e alternativas metodológicas que visem a melhoria do ensino de Ciências e Biologia, bem como saber preparar e dirigir atividades com estudantes. O trabalho tem como objetivo, proporcionar um espaço interativo para a ampliação de conhecimentos em Ensino de Ciências e Biologia de forma não formal e extracurricular, com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFRS – campus Sertão. Para que o mesmo fosse alcançado, utilizou-se a seguinte metodologia: encontros quinzenais, onde no primeiro encontro realizou-se a confecção de modelos didáticos a base de massa de porcelana fria, tais como peças florais, bactérias, protozoários e alguns modelos de animais. Também, produziu-se jogos didáticos nos temas de zoologia, fisiologia humana, botânica e alguns que podem ser usados para temas em geral no ensino de Ciências (ensino fundamental dos anos finais) e Biologia (ensino médio). Para testar estes recursos didáticos confeccionados, os participantes do clube pesquisaram as possíveis metodologias didáticas que podem ser utilizadas com os mesmos. Após isto, elaborou-se uma apostila didática com as metodologias pesquisadas. Ainda, com o objetivo de desenvolver a aptidão/experiência de ser professor de Ciências e Biologia, os integrantes do clube elaboraram e ministraram miniaulas, usando algumas das metodologias pesquisadas, utilizando os modelos e os jogos confeccionados. Assim, os encontros têm se tornado grandes aliados para os participantes do clube no sentido de vivenciar o papel de professor de ensino de Ciências e Biologia.