Tamanho da fonte:
Grupo Apollo de Artes Cênicas: Uma experiência educativa através do teatro
Última alteração: 09-01-2019
Resumo
O projeto de ensino Grupo Apollo de Artes Cênicas desenvolve atividades no âmbito do teatro no IFRS Campus Sertão. O teatro é uma forma de expressão cultural milenar, que tem o poder de demonstrar e impactar os valores e crenças de uma comunidade. Também se constitui como um instrumento a ser utilizado pela educação para auxiliar os estudantes em seu processo de ensino e aprendizagem, pois promove habilidades cognitivas e sociais, entre elas: a concentração, a atenção, o senso crítico, a responsabilidade, a autoconfiança, a oratória, a criatividade e a sensibilidade. O objetivo geral do projeto é de desenvolver e ampliar a formação dos estudantes participantes, aprimorando sua interação social, capacidade de comunicação, senso crítico, sensibilidade e sua visão de mundo, bem como fomentar momentos artístico-culturais para a comunidade acadêmica do IFRS - Campus Sertão. São realizados encontros semanais com os estudantes interessados nas atividades teatrais, sendo desenvolvidos dois eixos de trabalho: o primeiro consiste na realização de oficinas temáticas com jogos teatrais que procuram desenvolver a expressão corporal e as habilidades cognitivas/sociais dos estudantes participantes; e o segundo eixo é focado no processo de desenvolvimento de apresentações para serem apresentadas na comunidade acadêmica. O projeto é aberto a estudantes de diferentes cursos, porém observou-se uma maior prevalência e adesão de adolescentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ao longo do desenvolvimento do projeto. Neste âmbito, foram realizadas declamações poéticas em momentos e eventos diversos no campus, bem como a adaptação de uma peça infanto-juvenil (“A Revolta dos Brinquedos” de Diego Luis Pedroso). O Grupo Apollo de Artes Cênicas se mostra como uma importante ação educativa no IFRS - Campus Sertão, na medida em que proporciona o contato com a arte e o desenvolvimento de diversas habilidades sociais e cognitivas. Até o momento, pode-se perceber o entusiasmo do grupo de trabalho, atendendo a todas as solicitações e trazendo sempre novas propostas de ação. Busca-se desenvolver o grupo de artes cênicas em um modelo colaborativo e democrático, onde as contribuições de todos os participantes são levadas em consideração e discutidas pelo grupo. Existe o relato de estudantes que reconhecem os benefícios proporcionados pela participação na atividade em seu cotidiano, como maior facilidade em se expressar, lidar com a timidez e trabalhar em equipe.
Palavras-chave
Teatro; Artes Cênicas; Educação
Texto completo:
PDF