Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Contribuições da monitoria para o Curso de Formação Continuada em Espanhol Básico 2
Dainara Santolin, Daisy da Silva César

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O Curso de Formação Continuada em Espanhol Básico 2 é um projeto de extensão, oferecido para a comunidade externa e interna, para o ensino do idioma espanhol sob o ponto de vista comunicativo. A aprendizagem de uma língua adicional é considerada hoje um direito, e o idioma em questão tem hoje uma maior projeção internacional, crescendo no cenário mundial, tanto em número de falantes nativos como de aprendizes, segundo o Informe do Instituto Cervantes de 2018. A monitoria surgiu como uma necessidade de auxiliar os aprendizes fazendo um acompanhamento da aprendizagem, para a retomada de conteúdos e resolução de dúvidas. A monitoria atende estudantes dos cursos básicos de espanhol.  O trabalho é constituído por uma sequência de atividades propostas pelo bolsista e pelo docente a fim de proporcionar a aprendizagem do idioma, motivar os estudantes, de forma fácil e divertida. São feitas  explicações do conteúdo de aula e desenvolvidas atividades extras, com o objetivo geral de capacitar os aprendizes para utilizar a língua espanhola como meio de comunicação em diversas situações, através do desenvolvimento das quatro habilidades (leitura, escrita, fala e audição). Os objetivos específicos são: aumentar o interesse pela língua, além de melhorar o nível de compreensão de conteúdos específicos ao nível estudado, através do enfoque comunicativo. A monitoria tem demonstrado resultados positivos para estudantes que buscaram este recurso, fazendo com que o estudante consiga alcançar seus objetivos. A participação neste projeto proporciona à bolsista uma maior compreensão dos assuntos estudados, através da retomada de conteúdos e de um maior aprofundamento das questões estudadas. Também mostrou-se benéfico proporcionado a oportunidade de melhorar a comunicação e a forma de expressão em relações interpessoais. O projeto também oportuniza o contato com outras culturas através da participação em atividades culturais e artísticas, como o projeto do Sarau Cultural desenvolvido no IFRS - Campus Viamão e também de um proposta que está desenvolvida para promover a conversação em espanhol, além da vivência da cultura latina. Para que a monitoria possa ser ainda mais efetiva, pois ainda apresenta pouca procura por parte dos estudantes, faz-se necessário pensar em outras formas de divulgação.

 

 


Palavras-chave


Monitoria; Aprendizagem; Língua Espanhola

Texto completo: PDF