Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Importância das ações de monitoria em aulas práticas de conservação de livros
Elisabete Konrath Damaceno, Magali Lippert da Silva da Silva, Ângela Flach Flach

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O trabalho de monitoria desenvolvido na disciplina de Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II, do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Campus Porto Alegre, é uma atividade realizada no laboratório de acervos bibliográficos da instituição. Os objetivos do projeto são atuar em conjunto com o professor nas aulas práticas e períodos extraclasse; proporcionar aos alunos um aprendizado efetivo das atividades práticas propostas; contribuir para o crescimento acadêmico do bolsista, proporcionar conhecimento profundo dos conteúdos desenvolvidos. A presença do monitor durante as aulas práticas é importante, pois o perfil dos estudantes do Curso Técnico em Biblioteconomia é diversificado, com alunos de diferentes idades, com deficiências como Síndrome de Down, déficit de atenção; com dificuldades na observação/interpretação/execução de atividades práticas, necessitando, portanto, de atenção especial. A metodologia adotada prevê preparo dos materiais para aulas práticas; realização de estudos dos conteúdos das aulas; acompanhamento na realização das atividades realizadas; acompanhamento intensivo dos alunos com dificuldades durante realização das atividades. O método utilizado para obtenção de resultados satisfatórios foi o estabelecimento de boas relações interpessoais com os alunos, criando ambiente positivo onde os alunos sentem-se à vontade com o monitor para relatar dificuldades e solicitar ajuda na aula e em horários extraclasse; estudo dos conteúdos trabalhados para domínio das técnicas ensinadas; observar a melhor abordagem pedagógica com alunos que apresentam maior dificuldade, focar nos pontos fortes deste aluno; compartilhar com os alunos o sucesso de suas realizações nas atividades propostas. Como resultados até o momento, pode-se destacar a aprovação na disciplina, no primeiro semestre de 2018, de aluna com Síndrome de Down, aluno com déficit de atenção, e uma aluna canhota com problemas de execução de algumas atividades práticas. As atividades desenvolvidas junto à turma foram positivas, resultando na aprovação de todos os alunos. A disciplina de Preservação e conservação de acervos bibliográficos é um diferencial do curso, pois os profissionais levam este conhecimento prático adquirido no laboratório como parte importante de sua formação e um ponto de destaque na inserção no ambiente de trabalho.


Palavras-chave


Aulas práticas; Monitoria; Desafios; Inclusão

Texto completo: PDF