Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
O uso do lúdico no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo/RS
Bruna Aparecida Santos, Cassiane Simone Gorosterrazú, Cátia Inácia Franz, Juliana Assumpção Neitzke, Laurita Klein Lamaison, Bruna Caus Rothmann, Juliana Marcia Rogalski

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


A Equoterapia utiliza o cavalo como um método terapêutico, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O cavalo tem o potencial de despertar no ser humano sentimentos lúdicos e imemoriais de modo que passou a ser utilizado em práticas terapêuticas. O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões – Licenciatura em Ciências Agrícolas desenvolveu diferentes atividades lúdicas para os participantes do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Participaram das atividades discentes das entidades de Getúlio Vargas/RS: Associação do Lar da Menina, Centro Integrado Renascer (CIR) e o Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando (NIAE). Todas as instituições participantes atendem discentes com vulnerabilidade social e/ou com problemas de socialização. As atividades lúdicas planejadas e aplicadas foram: jogo de argolas, bingo, tapete pés e mãos, jogo da memória, jogo das mímicas, caça ao tesouro, jogo da velha, cavalo da sorte, atividades de desenho e canto. Estas atividades sempre que possível utilizaram como temas os equinos, seu manejo e seus equipamentos para montaria, e foram aplicadas enquanto os participantes aguardavam sua vez de cavalgar. As atividades lúdicas ajudaram a desenvolver as capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas. Também ajudaram a desenvolver a concentração, a imaginação, o raciocínio, a atenção, a curiosidade e o interesse dos discentes. Os resultados observados vêm sendo positivos, diversas melhoras nos discentes já podem ser observadas, em algumas capacidades, como: participação, concentração, linguagem, raciocínio, convívio e coordenação motora. Além disso, através das atividades lúdicas diversas habilidades podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo, de forma divertida e prazerosa. É visível que os participantes gostam e ficam felizes em participar das atividades. O conjunto das atividades proporcionaram visivelmente inúmeros avanços nos participantes nas áreas comportamental, social e educacional. Espaços como esse, infelizmente raros, podem contribuir para a inclusão social.

Palavras-chave


Educação inclusiva; Interdisciplinaridade; Vulnerabilidade social.

Texto completo: PDF