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Intervenções pedagógicas no processo de escrita: compreendendo enunciados
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Victoria Moraes Ramos, Gabriela Fontana Abs da Cruz

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


Este trabalho consiste em propor intervenções pedagógicas no processo de escrita de textos de estudantes de Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Restinga, tendo como ponto de partida as dificuldades relativas à compreensão leitora de enunciados de atividades. A leitura é uma habilidade necessária tanto para o desenvolvimento da jornada acadêmica quanto para o crescimento pessoal do estudante. No entanto, conforme pesquisas internacionais e nacionais demonstraram, o índice dos brasileiros no que diz respeito à proficiência de compreensão das atividades propostas se mostrou abaixo do esperado, o que acaba sendo uma justificativa para a realização desse projeto. Os objetivos são investigar a compreensão leitora dos estudantes e sua relação com a produção textual, elaborar sequências didáticas que auxiliem no desenvolvimento e no aprimoramento da compreensão leitora, e implementar as sequências didáticas e analisar os resultados da intervenção. Para o cumprimento dos objetivos, foram feitas pesquisas bibliográficas e leituras de textos teóricos acerca do tema por parte dos bolsistas, visando a construir uma fundamentação sólida antes de partir para a aplicação das atividades. Tendo em mente os dados dos estudos bibliográficos realizados, os bolsistas, baseando-se também nas matrizes de referência do SAEB e do PISA, desenvolveram uma forma de classificação dos exercícios. Selecionaram e criaram critérios avaliativos que representam as competências necessárias para a interpretação de questões; organizaram os critérios dessa lista, que determinam as questões de acordo com o texto e o que o enunciado pede, em seis níveis, que partem das atividades de fácil compreensão (nível 1) às de difícil compreensão (nível 6). Após isso, os bolsistas analisaram livros didáticos para a recolha de tarefas, que foram selecionadas (algumas modificadas para se obter um melhor aproveitamento do texto) e separadas em sequências (blocos) com auxílio dos níveis de classificação. Esses blocos ainda são produzidos e se destinam aos atendimentos a estudantes com dificuldades de compreensão leitora do campus. Os encontros são ministrados pelos bolsistas semanalmente com agendamento de data e horário. As atividades preparadas seguem um modelo composto pela pré-leitura, leitura e pós-leitura, e, a partir das aplicações, está sendo possível coletar dados referentes às habilidades e às dificuldades de compreensão que os estudantes têm ao ler o texto e o enunciado. Esses dados estão sendo de suma importância para que se possa fazer um direcionamento mais preciso das atividades a serem trabalhadas com os estudantes de acordo com o que cada um mais necessita.

 


Palavras-chave


Leitura; Enunciados; Compreensão.

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