Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Monitoria de Matemática: possibilidades e desafios
Camila Gasparin Magnaguagno, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria Acadêmica: ampliando vínculos (Matemática)” ocorre no IFRS, Campus Caxias do Sul, e é destinado aos alunos com dificuldades em Matemática. No primeiro semestre os atendimentos foram realizados nas quintas-feiras das 12h30min às 13h30min e das 18h às 19h, para que os alunos pudessem aproveitar os intervalos entre as trocas de turno das aulas regulares. Além disso, foram ofertados encontros em 8 sábados, pela manhã, de modo a atender os alunos que não dispunham de horário durante a semana. Durante o primeiro semestre de 2018 foram realizados 44 atendimentos, contando com a participação de alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Técnico em Plásticos Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Plásticos Subsequente. Os principais tópicos trabalhados foram limites, derivadas, integrais, geometria analítica, aritmética, trigonometria e funções. Devido à baixa procura no horário do meio dia, no segundo semestre o horário de atendimento foi alterado para quintas-feiras, das 15h às 19h. Ainda, houveram atendimentos em 4 sábados. Após solicitação de alguns alunos dos quartos anos do Ensino Médio, foi ofertado um minicurso preparatório para o ENEM. Foram trabalhados os tópicos de progressões, funções, grandezas proporcionais, trigonometria, interpretação de dados e estatística. Os tópicos de geometria, análise combinatória e probabilidade foram trabalhados por alunos das disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática I e II do curso de Licenciatura em Matemática. Foi realizada uma pesquisa com os alunos do Campus, buscando os motivos pela baixa procura aos atendimentos. Dos 37 respondentes, 51,4% disse não utilizar a monitoria, aula particular, ou atividades extras relacionadas à Matemática. Dentre os que frequentaram a monitoria, pouco mais da metade disse que a baixa procura deve-se por não precisarem, enquanto que 41,9% disse que foi devido aos horários. Ainda, sete entrevistados responderam que desconheciam esses atendimentos e dois colocaram que não se sentem à vontade. Mais da metade dos entrevistados que não foram aos atendimentos responderam que a noite seria o melhor horário. Durante os atendimentos, os alunos relataram o benefício promovido pela monitoria, pois esta proporciona um atendimento individualizado, nem sempre possível em sala de aula, auxiliando inclusive em dificuldades com conteúdos anteriores aos que o professor ministra. Ainda, a monitoria fornece uma segunda forma de explicação da matéria, permitindo aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo. Para o próximo ano pretende-se rever os horários de atendimento, objetivando uma maior procura por parte dos estudantes.


Palavras-chave


Monitoria;Matemática;Atendimento individualizado

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