Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
LaTeX: uma ferramenta completa para criação de textos científicos, pôsteres e apresentações
Luís Henrique Ribeiro da Silva, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O projeto de ensino “LaTeX: noções básicas”, desenvolvido em 2017, teve como produto final um curso de curta duração que tratou sobre noções básicas da linguagem LaTeX. Em virtude da boa adesão por parte de estudantes e servidores e dos apontamentos positivos nas avaliações, propôs-se em 2018 o projeto “LaTeX: noções intermediárias”, que visa oportunizar um aprofundamento da linguagem LaTeX ao bolsista, bem como contribuir com a capacitação dos demais estudantes e servidores do Campus. LaTeX é uma linguagem de marcação que permite a escrita de textos científicos, muito utilizado no meio acadêmico e adotado como editor padrão em diversas instituições e revistas científicas. Além de textos, o LaTeX possui ferramentas que possibilitam a criação de apresentações e pôsteres científicos com alta qualidade tipográfica. Por se tratar de uma linguagem de marcação, o usuário possui grande controle sobre os elementos do documento criado, como tabelas e estruturação do documento. Um dos objetivos do projeto é oferecer um minicurso de LaTeX, com a finalidade de difundir o conhecimento desta linguagem para os graduandos e servidores do Campus. O minicurso abordará tópicos que proporcionam a construção de apresentações em meio digital, pôsteres e elementos matemáticos gráficos, como representações de funções no plano cartesiano e no espaço, e polígonos. Este projeto consiste em quatro etapas: revisão bibliográfica, estudo prático, confecção da apostila e aplicação do minicurso. A revisão bibliográfica, etapa já concluída, consistiu no estudo de documentos que envolviam os comandos do LaTeX. A segunda etapa teve por objetivo buscar a apropriação, por parte do bolsista, dos tópicos de criação de apresentações em meio digital, pôsteres científicos e elementos matemáticos gráficos. A terceira etapa, que está em andamento, tem por objetivo a construção de uma apostila que servirá como material didático de referência para o minicurso. Futuramente, tem-se a intenção de publicá-la a fim de se tornar um material disponível para futuros estudantes. A aplicação do minicurso “LaTeX: noções básicas” ocorreu no início de setembro de 2018, tendo como objetivo mostrar o uso básico da linguagem, e servindo como preparação para o minicurso intermediário que tem previsão para ocorrer em outubro de 2018. O feedback do minicurso foi muito positivo. Por meio de um formulário eletrônico foram realizadas perguntas como "Você pretende utilizar o LaTeX em seus trabalhos acadêmicos?” e “Você tem vontade de aprender mais sobre o LaTeX?”, obtendo como resposta “sim” em todos os casos.


Palavras-chave


LaTeX; Pôster; Apresentação; Matemática; Minicurso

Texto completo: PDF