Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Núcleo de música IFRS Sertão
Elizandro Gabriel Dalastra, Gabriel Vazzoler Girardello, Vivian Franklin da Silva, Mateus Henrique Granja Beledelli, Eduardo Biffe, Gabriel Antônio Pereira, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O Núcleo de Música IFRS Sertão iniciou suas atividades em 2015 com a finalidade de implementar práticas pedagógicas voltadas à Educação Musical no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. É um projeto de ensino que vem se consolidando no Campus como uma ação permanente, dedicado à manutenção de um espaço orientado ao estudo da linguagem musical de modo sistemático e científico. Tem assumido significativa importância por oportunizar uma formação de discentes mais críticos em relação à diversidade musical, e promover contato com a música em sua linguagem específica. Tem como objetivo oferecer aos estudantes atividades de aprendizagem na área da música, com foco nos estudos teóricos, estéticos e criativos por meio de práticas de leitura de partituras, apreciação, criação de arranjos e de execução musical. Entre as ações desenvolvidas estão oficinas de violão e de prática de conjunto, aulas teóricas, criação e desenvolvimento de grupos e a promoção de apresentações musicais. Neste ano foi criada a Banda ComboS, grupo formado por bolsistas, que visa a criação de um espetáculo musical, atividade que abarca as funções de planejamento, organização e execução de apresentações. O repertório elaborado pelo grupo tem o propósito temático de valorizar a diversidade de gêneros musicais (pop, mpb, rock, jazz e música instrumental). A partir de dois encontros semanais, os bolsistas realizam o planejamento de repertório, discussão e criação de arranjos, ensaios e estudos teóricos de música e posteriormente apresentações públicas do espetáculo. Além disso, algumas ações paralelas estão sendo desenvolvidas pelos bolsistas, como as oficinas de acordeon e de prática de conjunto que consistem na realização de aulas teóricas e práticas do instrumento. Também estão sendo planejadas as primeiras ações em parceria com o projeto de extensão Itinerante Musical, o qual tem como objetivo promover concertos didáticos para a comunidade externa. Os resultados obtidos até agora são muito positivos, pois atendem aos objetivos iniciais de criar situações de aprendizagem na área da música. Tem se mostrado como uma experiência significativa para os alunos, pois estimula o contato com diferentes gêneros e estilos musicais, contribuindo com uma formação mais crítica em relação à diversidade musical e auxilia em uma produção de conhecimentos mais adequados para a realização musical. Por fim, o projeto tem contribuído na formação integral dos discentes, por proporcionar um espaço de compartilhamento de conhecimentos, ajuda mútua, experiências artísticas, criatividade e de trabalho em equipe.


Palavras-chave


Educação Musical; Música; Educação

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