Última alteração: 09-01-2019
Resumo
Conforme a legislação atual, as instituições de ensino devem proporcionar espaços para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), com o objetivo de conscientizar os educandos para que sejam cidadãos capazes de melhorarem a realidade socioambiental que vivemos. A EA é obrigatória nos currículos de todos os cursos e deve ser trabalhada de forma integrada e contextualizada à realidade do grupo em questão, levando em consideração os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais do local ou região. Neste contexto, o IFRS - campus Canoas possui um projeto de ensino na área de educação ambiental chamado “Metamorfose: promovendo mudanças a partir da educação ambiental”, que promove ações de ensino que integrem diferentes áreas do conhecimento e promovam a reflexão das ações atuais com uma tendência em gerar mudanças comportamentais que impactem menos o meio ambiente. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais ações integradas em EA realizadas nos diferentes cursos do IFRS - campus Canoas no ano de 2018 e suas principais contribuições na reflexão das atuais atitudes da humanidade em relação à sustentabilidade. Inicialmente, a equipe do projeto selecionou temas e preparou atividades que foram aplicadas em turmas específicas. Os principais temas abordados foram preservação da biodiversidade, gestão de resíduos e reciclagem, consumismo, legislação atual sobre o meio ambiente, mudanças climáticas, cidadania e valores ambientais. A maioria das ações, promovidas por docentes internos e palestrantes convidados, foi realizada na VIII Semana do Meio Ambiente do campus. A partir das abordagens realizadas neste projeto, grupos e turmas de diferentes cursos promoveram, na comunidade interna, campanhas relacionadas à diminuição do uso de descartáveis e plásticos, reaproveitamento de resíduos orgânicos e compostagem, preservação da biodiversidade e ambientes naturais, plantio de mudas, otimização na utilização de recursos, preservação da qualidade da água, consumismo e conscientização socioambiental. Ao final da realização dos temas/atividades, os participantes foram analisados por meio de questionários, entrevistas, debates e observações do comportamento, como forma de averiguar a postura e comportamento em relação aos impactos, bem como possíveis mudanças de nossas atitudes em relação ao meio ambiente. De forma geral, pode-se afirmar, por meio das análises e observações realizadas, que essas ações educativas proporcionaram um melhor posicionamento e comportamento dos envolvidos em relação às nossas ações no ambiente, reafirmando que este projeto de ensino é de extrema importância para a comunidade do campus e deve atuar permanente.
Palavras-chaves: ações sustentáveis, educação ambiental integrada, meio ambiente