Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática no campus Restinga
Naylane Salete Buffon, Diana Vega Marona

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O projeto Monitoria de Matemática no campus Restinga, com o propósito de auxiliar no melhoramento do ensino/aprendizagem da matemática, provém um novo ambiente que os estudantes do campus Restinga podem procurar para sanar suas dúvidas e aprender, abordando os temas trabalhados em aula, ou mesmo de fora dela, e que muitas vezes permanecem não completamente claros ou dominados. Trabalhando em conjunto com o Laboratório de Educação Matemática do campus Restinga (LEM), a monitoria conta com diversos materiais que dão apoio ao ensino da matemática, tais como livros, jogos e materiais manipulativos (muitos deles desenvolvidos pelos próprios bolsistas do laboratório, de acordo com as necessidades sentidas pelos professores e alunos), computadores com diversos softwares instalados, bem como o próprio sítio eletrônico do Laboratório (que, futuramente, disponibilizará vários materiais de apoio fora da escola), além de materiais de uso comum, como lápis, borracha e papel. Assim, o projeto almeja possibilitar uma nova ferramenta de apoio à educação dos estudantes, visando um melhor aproveitamento e desempenho de cada um na área da matemática. Para tal, o bolsista responsável realiza monitorias com cada estudante que busca o Laboratório, sanando sua dúvida e revisando o conteúdo da mesma. Também são ofertados grupos de estudos sobre assuntos mais específicos, como, por exemplo, a prova da OBMEP e planos de estudos para os alunos que se sentem mais defasados e sentem a necessidade de recuperar conteúdos perdidos, desde o ensino fundamental até os trabalhados em sala com os professores da instituição. Ainda é visto que poucos estudantes frequentam o espaço, possivelmente por existir há tão pouco tempo e ainda não ter criado raízes no campus e em seus integrantes, o que fez com que poucas monitorias fossem realizadas até o momento. Porém, todos os estudantes que procuraram o espaço relataram uma experiência satisfatória quanto ao atendimento recebido. Apesar de ainda pouco procurado e utilizado, é certo que tanto a monitoria de matemática quanto o Laboratório são grandes bens do campus Restinga, e tem ainda muito a oferecer à sua comunidade escolar, auxiliando cada vez mais estudantes e possibilitando um melhor ensino/aprendizagem da matemática. Hoje, várias medidas estão sendo tomadas para reverter a situação (melhorias na divulgação e chamamento dos estudantes, oficinas e atividades mais interativas, como maratonas e competições) e fazer com que cada vez mais estudantes sintam-se livres para usufruir desse espaço que foi criado pensando neles e na sua educação.

Palavras-chave


Matemática; Laboratório; Educação

Texto completo: PDF