Última alteração: 09-01-2019
Resumo
Monitoria no Ensino de Química com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Tainá de Souza Moraes1 [i], Ana Dionéia Wouters1*
*Orientador
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(IFRS)- Campus Ibirubá - Ibirubá, RS, Brasil
O Projeto de Ensino Monitoria em química com uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem como proposta principal criar momentos e condições ideias para atender da melhor maneira possível à comunidade escolar do IFRS-Campus Ibirubá, no que se refere a dificuldades de aprendizado na disciplina de química. O que motivou com maior intensidade a criação deste projeto foi a acentuada dificuldade apresentada por um grande número dos alunos de uma maneira geral na disciplina de química. Semanalmente, os membros do projeto têm proporcionado momentos de atendimento individualizado ou em grupo, onde tiram dúvidas e auxiliam na compreensão do conteúdo e trabalham na elaboração de materiais que auxiliem neste processo de ensino e aprendizagem. As bolsistas têm trabalhado na elaboração de um software, o qual conta com resumos sobre as principais e mais complexas áreas da química, trazendo de uma maneira simples e sucinta, para o mais completo entendimento. Além disso, ele também conta com uma série de exercícios que serão utilizados para testar o conhecimento do aluno. Todos estes exercícios terão um feedback, onde irá aparecer a resposta correta e explicar o porquê das demais estarem erradas. E por último, mas não menos importante, o software contará com um ranking para controlar os maiores números de acertos de cada atividade realizada, tudo isso de uma maneira extremamente dinâmica. Em um primeiro momento, este projeto será desenvolvido apenas para web, mas, posteriormente, existe a possibilidade de ser desenvolvido para Android. Os resultados no decorrer da criação estão sendo extremamente satisfatórios, trazendo uma grande bagagem de conhecimento e de experiência para os envolvidos no desenvolvimento do programa. Basicamente, este projeto busca mostrar a importância da química para a comunidade escolar e que para a prática do estudo a tecnologia pode ser uma importante aliada, utilizando métodos mais dinâmicos e tornando possível a ideia de aprender “brincando”, de uma maneira interativa e dinâmica.