Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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O projeto de ensino “Espaço Astronomia” do IFRS - Câmpus Viamão
Alexandre Thume, Gabriela da Conceição Viegas, Luci Fortunata Motter Braun

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O projeto Espaço Astronomia, em andamento no IFRS - Câmpus Viamão, tem como ideia central oferecer um espaço de estudo, discussão e reflexão sobre temas relacionados à Astronomia e divulgá-los na comunidade escolar. Através do desenvolvimento de atividades variadas como leituras e escritas, observações noturnas, uso de softwares simuladores do céu, visitas a museus e observatórios, participação em eventos, execução e construção de práticas simples, pretende-se com o projeto motivar um maior interesse pela ciência, contribuindo para a alfabetização e popularização científica e para minorar concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. A justificativa para desenvolver o projeto deve-se ao fato de que a Astronomia é uma área da ciência que não só atrai a atenção e desperta a curiosidade em estudantes, mas também é  uma matéria altamente integradora e interdisciplinar, relacionando-se com diversas áreas do conhecimento como a Física, Matemática, Geografia, História e outras. Cabe ainda ressaltar que os fenômenos relacionados ao céu fazem parte da cultura de povos tradicionais, como por exemplo, os indígenas, transformando o estudo da Astronomia em uma potente ferramenta de integração social, preservação da cultura dessas populações, contribuindo para o resgate da sua visibilidade e o seu empoderamento na sociedade atual. Com o ingresso das duas primeiras turmas do Ensino Médio Integrado (EMI) ao curso técnico, neste ano de 2018, o Câmpus recebeu estudantes oriundos de diversas escolas, incluindo um aluno guarani de Itapuã, que apresentam formações básicas diferentes e com carências em temas relacionados ao conhecimento de astronomia. Neste contexto, o projeto tem como focos principais apoiar e complementar os componentes curriculares da matriz curricular do EMI e promover atividades de socialização, incentivando o diálogo e o respeito mútuo entre os estudantes. A atividade teve início em abril e integram a equipe de execução, além da coordenadora do projeto, um aluno bolsista e uma aluna voluntária, ambos estudantes do EMI. A equipe fez inicialmente atividades de pesquisa bibliográfica, de construção de equipamentos simples e de planejamento para a preparação da oficina que ocorre neste semestre com os alunos interessados. No primeiro encontro da oficina, selecionaram-se os assuntos de interesse do grupo e foram propostas atividades que o bolsista e a voluntária ajudam a implementar.  O resultado esperado desse projeto é corresponder às expectativas e necessidades dos estudantes do Câmpus em conteúdos dessa natureza, focando na dimensão cultural interdisciplinar da Astronomia e aproximando o conhecimento da Ciência com as suas atividades do cotidiano.


Palavras-chave


astronomia; ensino de ciências; interdisciplinaridade

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