Última alteração: 09-01-2019
Resumo
O projeto de ensino intitulado Monitoria de Educação Física foi pensado em virtude das demandas existentes para a disciplina de Educação Física no Campus Restinga, visto que essa disciplina possui forte vínculo com as práticas corporais e culturais dos e das estudantes, assim como abrange parte significativa de atividades corporais e culturais realizadas em horários extracurriculares no Campus. Para a implantação dessas demandas, os objetivos do projeto são, instituir, a partir das práticas da Educação Física, ações educativas pautadas na discussão da inclusão, a todas e todos estudantes do Campus Restinga, acompanhar didaticamente os e as estudantes com necessidades educacionais específicas na execução das atividades propostas nas aulas regulares de Educação Física, assinalar ao Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Restinga a demanda de materiais específicos para o desenvolvimento de atividades de ordem prática nas aulas de Educação Física, propor discussões que envolvam o corpo na contemporaneidade através da temática da inclusão, estabelecer um espaço para a realização de práticas de ensino da Educação Física nos Institutos Federais em horários extracurriculares, oportunizar atividades corporais extracurriculares à comunidade acadêmica do Campus Restinga e garantir que elementos da cultura corporal do movimento humano, sejam apropriados por todos/todas alunos e alunas do campus Restinga, quais sejam: o esporte, a ginástica e as atividades expressivas. O projeto é composto pelo acompanhamento didático da bolsista nas aulas de Educação Física, com as turmas que possuem estudantes com necessidades educacionais específicas, também contempla o controle e distribuição de materiais esportivos para todos e todas estudantes em horários extracurriculares para a realização da prática de atividades corporais e o estudo e acompanhamento da implantação de um espaço educativo para a prática de atividades de lazer no Campus Restinga. Como resultado parcial das ações de ensino da Educação Física é possível afirmar que o processo de inclusão a partir da oportunização de práticas corporais e culturais aproxima, através da socialização e de suas vivências, as diferenças que constituem nossos corpos na atualidade. Por fim, conclui-se que através das ações propostas nesse projeto, a temática da inclusão contempla em parte as discussões e atividades da Educação Física no ensino profissional, no entanto cria uma outra demanda relacionada a prática e o acesso a essa questão a partir das limitações de nossos corpos.