Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Pré-Cálculo 2018: revisando conceitos da Matemática básica
Munique dos Santos Lima, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 09-01-2019

Resumo


O trabalho consiste em um relato do curso Pré-Cálculo, ofertado pelo IFRS – Campus Caxias do Sul, que tem por objetivo oportunizar aos alunos do Campus uma revisão sobre tópicos de Matemática dos ensinos Fundamental e Médio. Visto a dificuldade de muitos estudantes nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral que compõem as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Processos Metalúrgicos, o curso é uma iniciativa do projeto de ensino “Pré-Cálculo 2018”. Nesse sentido, além de colaborar para um melhor aproveitamento nessas e em outras disciplinas que demandem conhecimentos matemáticos, o projeto oportuniza uma experiência docente, contribuindo com a formação dos alunos da Licenciatura em Matemática do Campus, ministrantes do curso. O curso foi ofertado de 19/07/2018 à 26/07/2018, no turno da manhã, das 8h00min às 12h00min, totalizando 24 horas. Houveram 12 inscrições e 8 participantes frequentes. Os conteúdos abordados foram: tópicos de Matemática básica, conjuntos numéricos, números reais, noções de álgebra, polinômios, expressões fracionárias, equações, inequações, funções e trigonometria. Durante o curso foi utilizada uma apostila como material guia, tal material, já existente, foi modificado durante o projeto, buscando o seu aprimoramento. Tais modificações compreenderam a revisão de texto e a elaboração de novos gráficos, imagens e exercícios. O projeto “Pré-Cálculo 2018”, até então, consistiu em quatro etapas: construção do material de divulgação, modificações na apostila, execução do curso e avaliação dessa prática pelos participantes e ministrantes. Para avaliação do curso, foi optado por um formulário online, onde foram levantados dados sobre: duração, desempenho dos ministrantes, apostila, relevância, comentários, sugestões e críticas. O feedback dos participantes foi positivo, elogiaram a iniciativa, além da coerência e organização da apostila. Entende-se que o curso de Pré-Cálculo é, de fato, válido e relevante, visto que possibilita uma retomada de conhecimentos de Matemática básica, que são pré-requisitos para outras disciplinas. Como continuidade, tem-se a intenção de ofertar uma próxima edição do curso no início do ano letivo de 2019, para os alunos ingressantes no Campus.

Palavras-chave


Matemática Básica; Pré-Cálculo; Funções.

Texto completo: PDF