Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Projeto de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: uma proposta curricular para a formação técnica
Ednaldo Ferreira da SILVA, Dora de Fátima Vieira Vargas, Angela Alice Wazlavick Bergmeier, Luciana Angelita Machado, Ivete Scariot

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


O projeto de ensino Proeja: aprendendo, produzindo e comercializando, visa oferecer aos estudantes do curso Técnico em Comércio na modalidade Programa de Integração da Educação Profissional em Educação Profissional com Educação Básica a Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, uma oportunidade de participar de atividades práticas relacionadas ao curso, bem como, de diversificar as aulas teóricas; desenvolver o espírito de empreendedorismo; confeccionar itens diversos; aprimorar o desenvolvimento pessoal; produzir e comercializar itens de alimentação; pesquisar e praticar alternativas viáveis de comercialização. O projeto surgiu pela necessidade de atender alunos, com características peculiares, faixa etária mais elevada e uma significativa bagagem de vida, que frequentam um curso técnico noturno, constituindo-se assim numa maneira de diversificar, tornar mais prático e significativo o processo ensino-aprendizagem desses alunos. No desenvolvimento do projeto associam-se atividades práticas ao desenvolvimento das aulas e ao eixo tecnológico profissionalizante, que é o comércio. Além disso, as atividades e oficinas têm como objetivo incentivar os alunos a tomarem decisões; desenvolverem a criatividade; desenvolverem-se pessoalmente; trabalharem em equipe; elaborarem produtos artesanais com materiais reciclados, aplicando técnicas diferenciadas; comercializarem em brechós e bazares itens produzidos e arrecadados. As atividades práticas desenvolvidas, ainda, oportunizam a elaboração e a associação de conteúdos estudados, reforçando a iniciativa individual, a autonomia e a cooperação em grupo, melhorando o curso no qual estão inseridos. Os bolsistas, cumprem horário nas terças-feiras à tarde, participando das oficinas de artesanato, em outros horários, realizam brechós para a comunidade escolar e vendas de lanches – cachorros-quentes e outros. A participação dos bolsistas e dos demais estudantes é positiva por contribuir na formação profissionalizante dos alunos, prepará-los melhor para o mundo do trabalho, e, proporcionar mais visibilidade e valorização do curso do PROEJA – Técnico em Comércio.

Palavras-chave


PROEJA, aprendizagem, produção, comercialização

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