Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Campo Cultural: um espaço/tempo de promoção do universo cultural contemporâneo
Nathália Carine Dahse, Gesiéli Romani, Gabriele Albuquerque Silva

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


Este projeto de Ensino surgiu em 2014 da necessidade de servidores e estudantes de promover atividades culturais no IFRS - Campus Sertão. Tem por finalidade promover a cultura e seus significados contemporâneos, dando visibilidade à diversidade de expressões artísticas, através do cinema, literatura, artes visuais e outras formas de linguagens. A promoção desse universo cultural visa criar espaços de entretenimento e de diálogo sobre o conceito de cultura no sentido amplo, ou seja, na sua construção histórica como produtora de costumes e crenças. Recorreu-se ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio para justificar a relevância do projeto, pois seus objetivos estão alinhados e contemplados com vários requisitos daquele documento, tais como: a construção da qualidade social, produção e socialização da cultura, exercício da cidadania e promoção das relações interpessoais desinteressadas. O texto das DCN's destaca a importância da construção da qualidade social que perpassa, entre outros, o atendimento ao requisito de “integração dos profissionais de educação e dos estudantes”. As DCN's afirmam que esta construção é uma conquista que deverá ser feita de forma negociada coletivamente, isso significa compreender “que a educação é um processo de produção e socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantém e se transformam conhecimentos e valores”. As atividades são realizadas semanalmente no auditório do Campus. Do Cine de Quinta, nome dado às sessões semanais de cinema, participam, em média 30 pessoas por sessão. Os filmes, na sua maioria, são escolhidos com base na sugestão dos/as estudantes. Realiza-se uma enquete todas as semanas, divulgada na página do Projeto de Ensino no Facebook com dois filmes para os/as estudantes escolherem. No entanto, o gênero terror é sempre o mais sugerido. Realizou-se uma roda de conversa sobre o filme Confissões de Adolescente em parceria com o Nùcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS, abordando relacionamentos e sexualidade. Participaram desta roda, cerca de 25 adolescentes. No Dia das Mães as bolsistas fizeram em parceria com outras colegas de curso um mural intitulado o “Dia de quem cuida de mim”. Inspiraram-se para isto, em uma escola de São Paulo que comemorou o Dia das Mães neste formato. O projeto continuará no próximo ano.



Palavras-chave


Cultura. Diálogo. Educação. Expressão.

Texto completo: PDF