Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Atividades Lúdicas no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo/RS
Jéssica Parizotto, Caroline Ribas, Juliana Marcia Rogalski

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


A Equoterapia utiliza o cavalo como um método terapêutico, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo é um espaço do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão destinado a atender pessoas com necessidades especiais ou vulnerabilidade social. Este estudo objetivou elaborar atividades lúdicas para serem aplicadas aos participantes do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo. Participam das atividades discentes da Associação Lar da Menina, do Centro Integrado Renascer (CIR) e do Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando (NIAE), todos do município de Getúlio Vargas, RS. As atividades foram elaboradas para aplicar aos discentes enquanto aguardam sua vez de cavalgar, sendo: labirinto – o participante deve ajudar o cavalo a achar o caminho correto para se juntar a tropa; caça-palavras – o participante deve encontrar palavras relacionadas aos cavalos e equipamentos para montaria; dentro e fora – a atividade é realizada ao ar livre, onde é desenhado com giz um círculo no chão e posteriormente são dadas instruções, como: “quem está com calçado fechado, para dentro” “quem não está fora”; pregar o rabo do cavalo – o grupo participante é dividido em dois, um integrante de cada grupo é vendado e deve pregar o rabo no cavalo, através das instruções dos demais integrantes do seu grupo; adivinhação dos bichos – consiste em colar uma placa nas costas de cada participante com o nome de um animal e após este deve adivinhá-lo por meio de pistas dadas pelos demais participantes. As atividades lúdicas ajudam a desenvolver as capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas. Também ajudam a desenvolver a concentração, a imaginação, o raciocínio, a atenção, a curiosidade e o interesse dos discentes. Além disso, através das atividades lúdicas diversas habilidades podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo, de forma divertida e prazerosa. Os resultados até o momento foram satisfatórios, pois as atividades elaboradas tiveram ótima aceitação e participação, permitindo melhorias na concentração, nas habilidades e principalmente na socialização dos participantes. O conjunto de atividades proporcionaram visivelmente inúmeros avanços nos participantes nas áreas comportamental, social e educacional. Espaços como esse, infelizmente raros, podem contribuir para a inclusão social.

Palavras-chave


Educação inclusiva; Inclusão social; Interdisciplinaridade; Pessoas com necessidades especiais.

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