Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Desenvolvimento de estratégias de ensino para componente curricular Infraestrutura I
Filipe Cardoso dos Santos, Vagner Ribeiro Gaier, Fernando Luis Hillebrand

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


A maioria dos estudantes matriculados na componente curricular de Infraestrutura I do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Rolante não possuem contato frequente com meio rural, apresentando consequentemente dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo teórico abordado em sala de aula referente a máquinas e implementos agrícolas. Para que o estudante possa relacionar o conteúdo teórico com a prática, é muito importante o seu contato direto com o objeto estudado por meio de atividades e tarefas supervisionadas. Assim, o objetivo deste projeto consiste em auxiliar por meio de monitoria o aluno na melhor compreensão da componente curricular através de atividades práticas. A partir destas atividades buscou-se criar um ambiente mais informal, mas que ao mesmo tempo favoreça a aprendizagem individual e coletiva dos alunos referente aos componentes e regulagens de um trator agrícola e seus implementos. A metodologia adotada foi à explicação dos conceitos técnicos, a demonstração prática de situações que são encontradas a campo como a manutenção preventiva e diária de tratores e regulagem de implementos agrícolas, e a resolução de lista de exercícios para as avaliações. Para que isso seja possível, o bolsista monitor se encontra a disposição no Campus em dois dias, com frequência semanal, mas também com a possibilidade de agendamento prévio conforme a necessidade do aluno. Após a primeira avaliação escrita 45% dos alunos ficaram em situação de recuperação paralela. Como a recuperação paralela seria realizada por meio de avaliação prática, foram realizados atendimentos no turno inverso as aulas visando que aluno obtivesse o contato individual com o trator agrícola, abordando na prática os conceitos teóricos abordados em sala de aula. Com isto 86% dos alunos que estavam em recuperação paralela conseguiram elevar a sua nota e somente 14% não conseguiram. Analisando quantitativamente os alunos que elevaram a sua nota, 29% aumentaram em 1,00 ponto a sua nota, 18% elevaram em 2,00 pontos, 18% incrementaram em 3,00 pontos e 35% dos alunos elevaram a sua nota em 4,00 pontos ou mais em relação à nota obtida na avaliação escrita. Diante dos resultados expostos, constatou-se a importância da prática individual na componente curricular.

Palavras-chave


Infraestrutura I; Máquinas agrícolas; Implementos agrícolas; Avaliação; Recuperação paralela

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