" "

Submissão de trabalho

Estão abertas as inscrições e as submissões de trabalho do dia 29 de agosto até o dia 24 de setembro de 2018 para o 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS que ocorrerá de 23 e 24 de novembro de 2018.

Leia o Regulamento para se inscrever e as Normas para elaboração de trabalho para submeter o seu trabalho.

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

  • O trabalho deverá ser elaborado e submetido na 3ª Mostra Cultural de acordo com as normas da língua portuguesa, de formatação e de conteúdo, utilizando o modelo disponibilizado.
  • Os trabalhos destinados à apresentação cultural também deverão ser demonstrados pelo grupo a partir de gravação de uma mostra da atividade (dança, música, representação teatral, entre outros), em imagem, salva no formato .jpg, e vídeo com áudio, no tempo máximo de 5 (cinco) minutos.
  • O resumo, a imagem e o formulário de inscrição (Anexo IV do Regulamento) deverão ser incluídos como documentos suplementares na submissão do trabalho. O link do vídeo deve ser incluído no anexo supracitado, no campo específico para essa finalidade.
  • Não serão homologados os trabalhos que não atenderem integralmente as regras de formatação abaixo.
  • Após elaborar o trabalho, os dados (autores, título, resumo e palavras-chave) deverão ser transcritos (copiar e colar) para o formulário de submissão online sem nenhuma alteração do conteúdo.
  • Atenção para palavras-chave: no sistema de submissão de trabalhos, apenas substituir o “ponto” por “ponto e vírgula”, entre as palavras.
  • O nome do orientador deverá ser o último a ser inserido.
  • O arquivo .doc ou .odt e .PDF/A deverão ser inseridos como documentos suplementares.
  • Não é necessário preencher os Metadados do Documento Suplementar.

 

Formatação do trabalho

1.Formato: .doc ou .odt e PDF/A.

2. Tamanho do papel: A4 (não numerar a página).

3. Orientação: retrato.

4. Margens: superior (4 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm).

5. Fonte: Arial.

6. Tamanho da fonte: 11, em todo o trabalho.

7. Espaçamento entre linhas: 1 cm (simples).

8. Negrito: somente no título.

9. Itálico: usar itálico em nomes científicos e/ou palavras estrangeiras (ex.: Bacillus subtilisstartups).

10. Idioma do trabalho: português

11. Letra maiúscula: primeira letra do título, nomes próprios e siglas.

12. Número de páginas: 1 (o trabalho não deverá exceder uma página).

13. Título: usar fonte em negrito, espaçamento entre linhas 1 cm (simples) e alinhamento centralizado. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra, nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico, exemplo: Bacillus subtilisstartups.

14. Autores: alinhamento centralizado. Usar nome completo com iniciais maiúsculas, sem abreviações, sendo o nome do orientador incluído por último e com asterisco ao final, exemplo: João da Silva, José dos Santos, Raimundo Pereira, Paulo Roberto Júnior*. Inserir numeração sobrescrita para indicar a instituição do autor.

15. Instituição do autor: alinhamento centralizado. Informar as instituições dos autores, sendo: Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus. Cidade, sigla do Estado, país (ex.: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves,RS, Brasil).

16. Resumo: o resumo deverá ser elaborado com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, sem cabeçalho ou rodapé diferentes do modelo, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Tamanho do papel: A4, sem numeração de página. Orientação: retrato. Margens: superior (4 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm). Fonte: Arial. Tamanho da fonte: 11, em todo o trabalho. Espaçamento entre linhas: 1 cm (simples). Alinhamento: justificado. Idioma do trabalho: português. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico, exemplo: Bacillus subtilis, startups. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deverá relatar de forma clara a intervenção artística/cultural que será apresentada na 3ª Mostra Cultural, contendo: introdução, justificativa, objetivo(s), metodologia e conclusões/considerações finais. A introdução deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho. A justificativa deverá demonstrar o que motivou a realização do trabalho e sua relevância. O(s) objetivo(s) deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho. A metodologia deverá explicar como será desenvolvido o trabalho, qual a forma utilizada para sua execução. Nas conclusões/considerações finais deverá ser elencada a importância do trabalho para a comunidade atendida.

17. Palavras-chave: alinhamento justificado. Iniciar cada palavra-chave com letra maiúscula, separando-as por ponto e finalizando também por ponto. Deverá conter de três até o máximo de cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho e reflitam sua temática. Exemplo: Entrepreneurship. Steven Paul Jobs. Educação empreendedora.
Atenção: quando da submissão no sistema, apenas substituir o ponto por ponto e vírgula.

Elaboração do vídeo com áudio (exceto para exposições)

1.Resolução: mínima de 720p (regra para celular, câmeras fotográficas e filmadoras).

2. Câmera: estática, em tripé e sem quaisquer trepidações.

3. Enquadramentos: quando sem cortes, somente em Plano Geral; quando com cortes, no mínimo Plano Geral e Plano Médio com abertura de 1 (um) palmo acima da cabeça.

4. Tempo: máximo de 5 (cinco) minutos.

5. Áudio: gravado em local siclencioso, sem ruídos externos

 

Conteúdo do trabalho

1. Título: deverá ser claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho.

2. Resumo: deverá conter:
a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.
b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.
c) Metodologia: deverá explicar como será desenvolvido o trabalho, qual a forma utilizada para sua execução.
d) Conclusões/considerações finais: deverá ser elencada a importância do trabalho para a comunidade atendida.

3. Palavras-chave: Deverá conter de três até o máximo de cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho e reflitam sua temática.

 

Documentos suplementares (imagem e vídeo)

 

  • Os trabalhos destinados à apresentação cultural também deverão ser demonstrados pelo grupo ou a partir de imagem/fotografia, salva no formato .jpg, ou vídeo com áudio de uma mostra da atividade (ver orientações no anexo IV).

  • O vídeo com áudio deverá ser gravado de acordo com as seguintes orientações:
    - Resolução: mínima de 720p (regra para celular, câmeras fotográficas e filmadoras);
    - Câmera: estática, em tripé e sem quaisquer trepidações;
    - Enquadramento: quando sem cortes, somente em Plano Geral; quando com cortes, no mínimo Plano Geral e Plano Médio com abertura de 1 (um) palmo acima da cabeça;
    - Tempo: máximo de 5 (cinco) minutos;
    - Áudio: gravado em local silencioso e sem ruídos externos.

  • O link do vídeo deverá ser incluído no formulário de inscrição (Anexo IV do Regulamento), no campo específico para essa finalidade.

  • A imagem/fotografia e o formulário de inscrição (Anexo IV do Regulamento) deverão ser incluídos como documentos suplementares na submissão do trabalho.

  • Não é necessário preencher os Metadados do Documento Suplementar.

 



 

Submissões a esta conferência fecharam em 24-09-2018.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .